Comissão Europeia inicia investigação antitruste contra Facebook

© REUTERS / Yves HermanBandeiras dos países da UE no exterior da sede da Comissão Europeia em Bruxelas, Bélgica, 21 de agosto de 2020
Bandeiras dos países da UE no exterior da sede da Comissão Europeia em Bruxelas, Bélgica, 21 de agosto de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 04.06.2021
Nos siga no
A Comissão Europeia anunciou a abertura de uma investigação formal antitruste contra o Facebook para avaliar se a plataforma violou as regras de concorrência da União Europeia.

"A Comissão Europeia abriu uma investigação formal antitruste para avaliar se o Facebook violou as regras de concorrência da União Europeia usando dados de anúncios coletados particularmente de anunciantes com o objetivo de concorrer com eles em mercados onde o Facebook está ativo, tais como anúncios classificados. A investigação formal também vai avaliar se o Facebook associa seu serviço de anúncios classificados on-line Facebook Marketplace a sua rede social, violando as regras de concorrência da União Europeia", segundo comunicado de imprensa da comissão.

A vice-presidente executiva da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, prometeu que a comissão analisará detalhadamente se os dados coletados "forneceram ao Facebook uma vantagem competitiva indevida".

De acordo com o comunicado, a Comissão Europeia vai cooperar estreitamente com a Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido, que iniciou sua própria investigação independente ao uso de dados pelo Facebook.

Criado em 2016, estima-se que o Facebook Marketplace é utilizado por quase um bilhão de usuários em 70 países. Contudo, a rede social tem sido acusada de utilizar os dados de seus usurários para prejudicar seus concorrentes em publicidade on-line.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала