De acordo com o relato do canal de televisão da República Islâmica do Irã IRIB, citado pela agência de notícias Mehr, a tentativa de ataque, ocorrida nesta quarta-feira (23), conseguiu ser impedida momentos antes de poder infligir danos no edifício da infraestrutura nuclear.
A mídia iraniana aponta que a vigilância das organizações de segurança e defesa do país tem conseguido o falho regular de atos semelhantes.
Até agora, as autoridades persas ainda não liberaram mais detalhes sobre o incidente.
© REUTERS / Maxar Technologies / HandoutInstalação de enriquecimento de urânio de Natanz, a 250 quilômetros ao sul da capital iraniana Teerã, 12 de abril de 2021
Instalação de enriquecimento de urânio de Natanz, a 250 quilômetros ao sul da capital iraniana Teerã, 12 de abril de 2021
© REUTERS / Maxar Technologies / Handout
A tentativa de sabotagem da usina nuclear de Natanz acontece em meio às conversações em Viena entre o Irã e outros membros do Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês).
Já em abril deste ano, a mesma usina foi alvo de outro ato de sabotagem, o qual Teerã classificou de "terrorismo nuclear" e "crime de guerra". Israel foi apontado o culpado deste ataque pelo Irã, não tendo, por sua vez, confirmado ou negado seu envolvimento.
De momento, investigações foram iniciadas para se descobrir quem esteve por trás desta recente tentativa de sabotagem.