A Frota do Mar Negro começou a rastrear a rota da fragata italiana Virginio Fasan que entrou no mar Negro, de acordo com o comunicado do Centro Nacional de Gerenciamento da Defesa da Rússia.
"As forças e meios da Frota do Mar Negro começaram a monitorar as ações da fragata de mísseis guiados Virginio Fasan da Marinha italiana, que entrou no 1º de julho de 2021 nas águas do mar Negro", segundo o comunicado de imprensa.
A fragata italiana participa do exercício anual Sea Breeze, co-hospedado pelos Estados Unidos e Ucrânia. O treinamento militar começou nesta segunda-feira (28). A chancelaria russa qualificou as manobras Sea Breeze como "ações provocativas", de acordo com a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.
Em 23 de junho, o Ministério da Defesa da Rússia informou que o destróier HMS Defender da Marinha Real do Reino Unido, violou a fronteira marítima russa. O navio britânico atravessou a fronteira russa e entrou três quilômetros em águas russas no mar Negro.