A embarcação ucraniana OD-2592 emitiu um sinal de socorro às 01h27 (19h27, horário de Brasília). Há quatro tripulantes a bordo. O capitão relatou uma falha no motor, a embarcação está sem energia e se encontra à deriva. Ele também pediu que os representantes do seu país fossem informados.
Segundo informou na manhã deste sábado (3) o Centro Nacional de Gerenciamento da Defesa da Rússia, a corveta russa Ivanovets da Frota de Mar Negro iniciou o socorro de uma embarcação de pesca ucraniana que está em situação de perigo no mar Negro.
"A corveta de mísseis Ivanovets da Frota do Mar Negro, que estava executando missões no mar Negro, foi enviada para a área da embarcação ucraniana OD-2592 que está em situação de perigo (com 4 tripulantes, registada no porto de Ochakov), cuja tripulação emitiu um sinal de socorro às 01h27 de 3 de julho de 2021", lê-se no comunicado.
O navio russo Ivanovets recebeu o sinal de socorro por meio de um canal de comunicação internacional. A situação foi comunicada ao Centro Nacional de Gerenciamento da Defesa que, por sua vez, contatou as autoridades da Ucrânia.
Entretanto, mais tarde a Direção Principal de Inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia declarou que os navios russos não se aproximaram do navio ucraniano, apesar do sinal de socorro, e que no momento o barco está sendo rebocado para o porto de Ochakov, onde está registrado.
Por sua vez, o porta-voz da Agência Federal de Transportes Marítimos e Fluviais da Rússia, Aleksei Kravchenko, disse ao canal de televisão russo Pyaty que a Rússia recebeu o sinal de socorro e que foi o capitão do barco ucraniano que recusou a ajuda russa.
"Para resolver o assunto, foi consultado o armador, ele tomou a decisão de não envolver forças adicionais do lado russo, e em vez disso, enviar um rebocador de resgate do porto de Ochakov. Na zona do acidente não se registra tempestade, o tempo está bom, não há qualquer ameaça à vida dos tripulantes e meio ambiente", disse Kravchenko.