Um navio de carga israelense foi atacado com uma arma desconhecida no oceano Índico, quando navegava a caminho dos Emirados Árabes Unidos, relata a emissora libanesa Al Mayadeen.
Segundo fontes do canal, um incêndio deflagrou a bordo do navio, tendo este sido atacado quando navegava de Jeddah, na Arábia Saudita em direção à costa dos Emirados Árabes Unidos.
Entretanto, Barak Ravid, colaborador da Walla News e Axios em Tel Aviv, relatou que um alto funcionário israelense disse a ele que o navio pertence a um empresário israelense.
Israeli official confirms the ship which was attacked in the Indian ocean is owned by an Israeli businessman
— Barak Ravid (@BarakRavid) July 3, 2021
Oficial israelense confirma que o navio que foi atacado no oceano Índico é propriedade de um empresário israelense
De acordo com o canal israelense N12, que citou fontes anônimas da Defesa de Israel, a tripulação não foi ferida e o navio não sofreu muitos danos. O jornal The Times of Israel indica que o navio de carga é o CSAV TYNDALL, de bandeira liberiana, de propriedade da Ofer's Zodiac Maritime.
Não está claro o que o navio israelense podia estar fazendo em um porto saudita. Os dois países não mantêm relações diplomáticas formais, e Riad rejeitou a assinatura de um tratado com Tel Aviv, a menos que Israel concordasse com uma proposta de 2002 de criar um Estado palestino.
Em abril foi relatado que um navio de carga de Israel e outro do Irã foram atacados ao largo da costa dos Emirados Árabes Unidos e no mar Vermelho, respetivamente. O primeiro teria sido alvo de um míssil (supostamente do Irã) o segundo sofreu uma explosão a bordo. Israel teria notificado os Estados Unidos de que suas forças haviam atacado o navio iraniano no mar Vermelho.