Ataque a navio de carga 'pertencente a Israel' foi 'erro de cálculo' do Irã, diz NYT

© AFP 2023 / Jean-François MonierLiberia CSAV Tyndall ship enters Le Havre harbour, northern France, on May 9, 2019.
Liberia CSAV Tyndall ship enters Le Havre harbour, northern France, on May 9, 2019. - Sputnik Brasil, 1920, 04.07.2021
Nos siga no
Um navio de carga "propriedade de Israel" foi alvo de um míssil na parte norte do oceano Índico, segundo relatos tornados públicos no sábado (3). O navio não teria sofrido grandes danos e não houve feridos.

Um ataque ao navio cargueiro CSAV Tyndall, propriedade, até recentemente, de uma empresa israelense, poderia ter sido o resultado de um "erro de cálculo" do Irã, indicou no sábado (3) o jornal The New York Times, citando um funcionário anônimo da segurança nacional israelense.

O funcionário afirmou que aparentemente Teerã possuía "inteligência errada em relação à propriedade do navio". De acordo com uma declaração da empresa Zodiac Maritime, liderada pelo bilionário israelense Eyal Ofer, o navio não é mais propriedade da empresa.

Uma fonte familiarizada com a Zodiac Maritime disse à [agência britânica] Reuters que a empresa havia vendido o CSAV Tyndall há vários meses e não tinha nada a ver com o navio que foi atacado hoje

Declaração de Eyal Ofer da Zodiac Maritime: "No seguimento de relatos na mídia, podemos confirmar que a embarcação CSAV Tyndall (que foi atacada no Golfo) não pertence nem é operada pela Zodiac Maritime, que é uma empresa britânica de gerenciamento de navios".

O New York Times observou, em referência ao banco de dados da Organização Marítima Internacional das Nações Unidas, que o CSAV Tyndall é atualmente propriedade de outra empresa sediada em Londres, a Polar 5 LTD.

Ataque no mar

O ataque ao navio foi relatado no sábado (3). Nem Teerã nem Tel Aviv comentaram oficialmente o assunto, mas o canal israelense N12 teria referido que funcionários da Defesa de Israel estavam investigando a possibilidade de envolvimento do Irã no incidente.

O navio foi atacado no norte do oceano Índico, supostamente teria sido atingido por um míssil, mas acabou não sofrendo nenhum dano ou tido ferimentos em sua tripulação. O navio estaria navegando desde o porto de Jeddah, na Arábia Saudita, para Jebel Ali, nos Emirados Árabes Unidos.

Em abril foi relatado que um navio de carga de Israel e outro do Irã foram atacados ao largo da costa dos Emirados Árabes Unidos e no mar Vermelho, respectivamente. O primeiro teria sido alvo de um míssil (supostamente do Irã) e o segundo sofreu uma explosão a bordo. Israel teria notificado os Estados Unidos de que suas forças haviam atacado o navio iraniano no mar Vermelho.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала