As forças do Distrito Militar do Leste estão observando um navio de reconhecimento da OTAN, que entrou no mar do Japão (também conhecido como mar do Leste), informou nesta segunda-feira (5) o Centro de Administração da Defesa Nacional da Rússia.
"As forças e meios do Distrito Militar do Leste exercem controle sobre o navio de reconhecimento da Marinha francesa Dupuy de Lôme operando desde 5 de julho de 2021 nas águas do mar do Japão e do estreito da Tartária", observa.
Recentemente, navios da OTAN realizaram frequentes aproximações e até violações dos territórios marítimos da Rússia, particularmente no mar Negro, onde em junho o destróier HMS Defender do Reino Unido entrou brevemente nas águas territoriais da Crimeia, e recebeu avisos e tiros de advertência, antes de continuar seu caminho rumo à Geórgia.
Países da OTAN também estão conduzindo no mar Negro os exercícios navais Sea Breeze. Militares dos EUA foram igualmente flagrados observando à distância exercícios navais da Rússia no mesmo mar.