EUA vão ajudar a evacuar e realocar afegãos que auxiliaram Washington na guerra do Afeganistão

© AFP 2023 / Wakil KOHSARBandeira dos EUA na Base Aérea de Bagram, Afeganistão
Bandeira dos EUA na Base Aérea de Bagram, Afeganistão - Sputnik Brasil, 1920, 14.07.2021
Nos siga no
A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, confirmou que administração Biden está preparando a evacuação e relocação de cidadãos afegãos que apoiaram os militares estadunidenses durante os 20 anos de guerra no Afeganistão.

Os voos da Operação Refúgio dos Aliados deverão começar na última semana deste mês, e estarão disponíveis em primeiro lugar para aplicantes de vistos de imigração especiais, já no decorrer do processo de aplicação para residência nos EUA, de acordo com um oficial sênior da administração democrata que, por sua vez, não foi autorizado a comentar publicamente e apenas falou sob condição de anonimato, informa a agência AP.

O presidente norte-americano foi pressionado pelos legisladores de ambos os lados políticos para formular uma solução que ajude a evacuar, no próximo mês, os militares afegãos que ajudaram as forças dos EUA. Assim, ainda em junho a Casa Branca começou a informar os legisladores sobre as linhas gerais de seus planos.

A administração Biden tem também trabalhado para encontrar um outro país, ou estado dentro do território dos EUA, que possa abrigar os cidadãos afegãos enquanto esperam que seus processos estejam resolvidos.
© REUTERS / Mohammad IsmailSoldados do Afeganistão de guarda no portão da base aérea dos EUA de Bagram, no dia em que as últimas tropas norte-americanas a desocuparam, província de Parwan, Afeganistão, 2 de julho de 2021
EUA vão ajudar a evacuar e realocar afegãos que auxiliaram Washington na guerra do Afeganistão - Sputnik Brasil, 1920, 14.07.2021
Soldados do Afeganistão de guarda no portão da base aérea dos EUA de Bagram, no dia em que as últimas tropas norte-americanas a desocuparam, província de Parwan, Afeganistão, 2 de julho de 2021

Os oficiais dos EUA disseram que uma possibilidade a ser discutida é a relocação de aplicantes afegãos para países vizinhos na Ásia Central, onde poderiam ficar protegidos de possíveis retaliações pelo Talibã (organização terrorista proibida na Rússia e em outros países) ou outros grupos.

O plano de evacuação poderia, potencialmente, afetar vários milhares de afegãos. Na verdade, muitos dos que apoiaram os EUA – inclusive suas famílias – já se encontram na lista para aplicação para vistos de imigração especiais, segundo a mídia.

Até o momento, a Casa Branca e o Departamento de Estado dos EUA se recusaram a comentar o número exato de aplicantes afegãos a serem realocados e para onde poderão ir.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала