O Irã lançou um de seus novos catamarãs, corvetas de mísseis, em um momento em que todos estão atentos à movimentação do navio de guerra iraniano Makran, que segue navegando perto do Reino Unido, segundo o jornal The Jerusalem Post.
"A embarcação, que é um grande catamarã furtivo, foi lançada em um estaleiro na ilha de Qeshm entre 27 de junho e 2 de julho", afirmou o especialista militar H.I. Sutton, citado pelo jornal israelense.
De acordo com o especialista, a provável corveta de classe Shahed Soleimani aparentemente contará com mísseis antinavio e antiaéreos.
Anteriormente, imagens de satélite mostraram um misterioso navio "furtivo" no Irã semelhante a um catamarã.
Contra-almirante diz que Marinha do Irã vai receber vários novos navios e afirma que parte das incursões no oceano Atlântico tinham como mensagem dizer aos EUA que o país persa também pode navegar em águas atlânticas https://t.co/1I3l1JzNHj
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) July 11, 2021
Na ocasião, o portal Naval News sugeriu que o misterioso navio seria maior e melhor armado do que o IRIS Shahid Nazeri – uma embarcação que já está em serviço no Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) e que é considerada única no gênero devido a ser um grande catamarã com uma superestrutura incomum.
As informações limitadas existentes não permitem dizer a que classe de embarcações pertencerá este misterioso navio.