Europa pode ter sido atingida pela COVID-19 antes da China, revela estudo

© AP Photo / Claudio FurlanEnfermeira na Itália cuidando de pacientes contagiados pelo coronavírus
Enfermeira na Itália cuidando de pacientes contagiados pelo coronavírus - Sputnik Brasil, 1920, 22.07.2021
Nos siga no
Tamanha informação chega no momento em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a administração Biden conduzem separadamente investigações sobre as origens da COVID-19, que, segundo a Universidade John Hopkins, já matou 4,1 milhões de pessoas em todo o mundo.

Segundo um estudo realizado por cientistas italianos, o novo coronavírus pode ter afetado a Europa primeiro que a China. Os resultados de sua pesquisa demonstraram que a COVID-19 já estaria circulando na Itália desde outubro de 2019, dois meses antes de Pequim alertar o mundo sobre a existência de casos de pneumonia causados por uma doença desconhecida.

Os pesquisadores voltaram a testar amostras de sangue de indivíduos com câncer de pulmão antes da pandemia. Três amostras foram encontradas contendo o anticorpo ligado ao novo coronavírus, o IgM, indicando que uma pessoa foi infectada recentemente.

"Os resultados desse novo teste sugerem que o que relatamos anteriormente em pacientes assintomáticos é um sinal plausível de circulação precoce do vírus na Itália", apontou Giovanni Apolone, um dos pesquisadores, ao Financial Times.

Contudo, os resultados não fornecem provas conclusivas de infecções por SARS-CoV-2. Segundo o estudo mencionado, nenhuma das amostras continha níveis suficientes de cada um dos três tipos de anticorpos que a Universidade Erasmus da Holanda, uma instituição afiliada à OMS, considera prova de infecção. Gabriella Sozzi, uma das cientistas envolvidas no estudo, diz que tal poderia ocorrer, pois no início da pandemia o vírus era menos agressivo e contagioso.

Os cientistas italianos não mencionaram a questão das origens da COVID-19, mas os resultados revelados no seu estudo, muito possivelmente, poderão iniciar o debate sobre esse assunto.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала