Nesta quarta-feira (23), o Ministério da Defesa de Taiwan revelou o acordo fechado pela missão da entidade nos EUA e o Instituto Americano em Taiwan, que representa os interesses norte-americanos na ausência de relações formais.
Segundo o contrato divulgado, o acordo foi fechado em 7 de julho. As cápsulas MS-110 serão entregues na cidade de Hualien, no leste de Taiwan, onde a Força Aérea da ilha baseia seu esquadrão de F-16.
O equipamento MS-110 é uma cápsula de reconhecimento multiespectral montada em aeronave para capturar imagens e obter dados de inteligência a longa distância. Taiwan compra as cápsulas para as usar em caças F-16.
O acordo foi aprovado pelo Departamento de Estado dos EUA em outubro. O contrato inclui seis cápsulas MS-110, três estações terrestres transportáveis, uma estação terrestre fixa, peças de reposição e de reparação, apoio logístico e de sistemas, equipamento de treinamento e formação do pessoal.
O Departamento de Estado norte-americano afirmou que a aquisição ajudaria a melhorar a capacidade de Taiwan para "enfrentar as ameaças atuais e futuras, fornecendo capacidades de reconhecimento, vigilância e inteligência oportunas para sua segurança e defesa".
Além disso, o departamento dos EUA disse que o reforço da capacidade serviria para resistir às ameaças regionais e ajudaria a reforçar a autodefesa da ilha.