O Ministério da Defesa britânico declarou que um navio mercante de propriedade israelense havia sido atacado no mar Arábico.
Mais tarde, a empresa dona do navio, Eyal Ofer's Zodiac Maritime, disse que dois tripulantes, sendo um britânico e outro romeno, morreram no ataque.
De acordo com Londres, o incidente ocorreu durante a noite, a nordeste da ilha de Masirah, pertencente a Omã.
ADVISORY 001/JUL/2021
— United Kingdom Maritime Trade Operations (UKMTO) (@UK_MTO) July 30, 2021
Category: ATTACK – NON PIRACYhttps://t.co/af3G66Lllr#MaritimeSecurity #MarSec pic.twitter.com/Dqc1oCP1zQ
Categoria: Ataque - Não pirataria.
O Centro de Operações de Comércio Marítimo do Reino Unido (UKMTO, na sigla em inglês) informou que foi iniciada uma investigação sobre o ataque.
As autoridades de Omã ainda não comentaram o incidente. Vale ressaltar que o país está localizado perto do golfo Pérsico, controlando rotas cruciais para o comércio petrolífero.
Para além disso, a Defesa israelense está verificando se forças iranianas estiveram por trás do ataque a um navio de carga que estava navegando na sexta-feira da cidade portuária de Jeddah na Arábia Saudita com destino aos Emirados Árabes Unidos, escreve agência Reuters citando canal de televisão israelense Channel 12.
A embarcação possivelmente foi atingida por um míssil, informaram fontes anônimas da Defesa de Israel.
Após o ataque, o navio começou a navegar para uma área segura sob escolta naval dos EUA.
Ao longo dos últimos meses, vários incidentes semelhantes ocorreram na área, o que agravou as tensões entre Israel e o Irã.