A Rússia está desenvolvendo o novo míssil hipersônico de longo alcance Kh-95, segundo informou o coronel-general Vladimir Zarudnitsky em um artigo na revista Voennaya Mysl.
O coronel-general russo considera a supremacia na esfera aeroespacial uma condição importante de combate, a qual pode ser atingida pela utilização da aviação de ataque e de caça.
"Com esse objetivo, para a Força Aeroespacial estão sendo desenvolvidos e recebidos em serviço tais exemplares novos e modernizados de equipamentos e material militar e especializado como os bombardeiros porta-mísseis estratégicos Tu-160M; o sistema de mísseis hipersônicos aéreos Kinzhal; armamento de alta precisão de baseamento aéreo de longo alcance, em particular, o míssil hipersônico Kh-95", escreveu Zarudnitsky.
Além disso, o oficial russo afirmou que estão sendo criados drones, estações de radar além do horizonte, sistemas de mísseis antiaéreos, entre outros equipamentos.
Uma fonte na indústria da defesa da Rússia disse à Sputnik que o novo míssil Kh-95 é desenvolvido para os bombardeiros Tu-22M3M e Tu-160M e também para o Sistema Aéreo Promissor de Aviação de Longo Alcance (PAK DA).
"Os protótipos do novo equipamento já foram testados em veículos aéreos", informou a fonte da defesa.
Anteriormente, em fevereiro, o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, declarou que os sistemas hipersônicos de diferentes baseamentos serão a base das forças russas de combate não nuclear.