A ordem de destruir o material confidencial, incluindo artigos onde se encontra a imagem da bandeira dos EUA, o logotipo da embaixada e outros símbolos de agências norte-americanas.
Um porta-voz do Departamento de Estado, em uma entrevista ao The Hill, descreveu a destruição de documentos na embaixada como um procedimento operacional padrão.
EUA exortaram cidadãos norte-americanos a deixarem Afeganistão o mais rápido possível usando voos comerciais disponíveis depois que grupo islamista chegou a cidade afegã de Ghazni, próxima da capital Cabul https://t.co/hAxQqAEe5l
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) August 12, 2021
A ordem denominada "serviços de destruição de emergência" surge em meio à evacuação parcial dos diplomatas norte-americanos com apoio de militares, devido à crescente ofensiva do Talibã (organização terrorista proibida na Rússia e em outros países).
Uma fonte diplomática consultada pela CNN observou que uma avaliação da inteligência alertou que Cabul poderia ser cercada pelos talibãs em uma semana ou possivelmente no prazo de 72 horas, embora isso não signifique que entrem na capital.