Neste domingo (15), pelo menos 20 pessoas morreram e quase 80 ficaram feridas na explosão de um reservatório de gasolina na região de Akkar, no noroeste do país, informou a Cruz Vermelha do Líbano.
"Até agora, 20 mortos e 79 feridos", disse a organização em um comunicado publicado no Twitter.
O canal de televisão Al Arabiya informou, citando fontes, que até 100 pessoas ficaram feridas na explosão.
الإنفجار الذي وقع في بلدة التليل في عكار أودى بحياة عدد من المواطنين#ملحق pic.twitter.com/EUNPZAwDht
— Mulhak ملحق 🇱🇧 (@Mulhak) August 14, 2021
Alguns dos feridos foram enviados para hospitais nas proximidades de Trípoli, outros foram enviados para Beirute, disse Rashid Maqsood, funcionário da Associação Médica Islâmica, citado pela Reuters.
O Líbano está sofrendo de uma grave escassez de combustível, levando a longas filas nos postos de gasolina e apagões prolongados. Fontes militares e das forças de segurança disseram à Reuters que o Exército libanês apreendeu um reservatório de combustível clandestino na cidade de Altalil que estava distribuindo gasolina aos moradores quando a explosão ocorreu.
قام عدد من الأهالي بتكسير شاحنة قرب منزل صاحب مستودع التليل في عكار.#ملحق pic.twitter.com/Ko8EFpnQzt
— Mulhak ملحق 🇱🇧 (@Mulhak) August 15, 2021
Houve diferentes relatos sobre a causa da explosão. Uma fonte das foças de segurança disse que houve uma corrida de pessoas e discussões entre algumas delas levaram a tiros que atingiram o reservatório de gasolina, que explodiu. A fonte observou que houve membros do Exército e das forças de segurança entre as vítimas.
As testemunhas relataram ao canal de televisão local Al-Jadeed que um indivíduo que acendeu um isqueiro provocou a explosão.