Governadores de 13 estados e do Distrito Federal (DF) divulgaram nesta segunda-feira (16) um documento em solidariedade ao STF e seus ministros, que têm sido atacados por Bolsonaro nas últimas semanas.
"O Estado Democrático de Direito só existe com Judiciário independente, livre para decidir de acordo com a Constituição e com as leis [...]. No âmbito dos nossos Estados, tudo faremos para ajudar a preservar a dignidade e a integridade do Poder Judiciário. Renovamos o chamamento à serenidade e à paz que a nossa nação tanto necessita", escrevem os signatários na carta, reproduzida no jornal Folha de S. Paulo.
Sem citar o nome do presidente, os governadores acrescentam que são solidários ao tribunal e "aos seus ministros e às suas famílias, em face de constantes ameaças e agressões".
O texto é assinado pelos governadores de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.
Processo de impeachment
No sábado (14), Bolsonaro afirmou que vai apresentar ao Senado pedidos de impeachment contra Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, ambos ministros do STF.
A avaliação de líderes partidários e de ministros, de acordo com a mídia, é que as pressões do presidente da República vão ser infrutíferas.