- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Brasileiro e família conseguem sair do Afeganistão com ajuda da Alemanha e Espanha

© REUTERS / Mídia AssociadaEvacuados são escoltados até uma aeronave durante uma evacuação no Aeroporto Internacional Hamid Karzai, Cabul, Afeganistão, 25 de agosto de 2021
Evacuados são escoltados até uma aeronave durante uma evacuação no Aeroporto Internacional Hamid Karzai, Cabul, Afeganistão, 25 de agosto de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 28.08.2021
Nos siga no
Segundo Itamaraty, há cinco brasileiros identificados no país, e dois deles pediram auxílio para deixar o Afeganistão. MRE brasileiro diz que gerenciamento para trazer nacionais de volta é prioritário. MP pede que Brasil receba afegãos.

Nesta sexta-feira (27), um cidadão brasileiro e sua família foram resgatados do Afeganistão através de articulação entre o Itamaraty e a União Europeia (UE), mais precisamente com a Alemanha e Espanha, segundo o jornal O Dia.

De acordo com a mídia, o brasileiro, não identificado, chegou com a família em Madri, na Espanha, e todos estão com boas condições de saúde.

O Itamaraty afirma que há cinco cidadãos brasileiros identificados em território afegão até o momento.

"Dos cinco nacionais identificados, dois haviam solicitado auxílio para sair do país", informou a chancelaria, segundo a mídia.

Além destes, uma pessoa que se disse brasileira, pediu ajuda por mensagem de telefone a diplomatas brasileiros que servem em Islamabad, no Paquistão, mas depois o contato se perdeu.

© REUTERS / US MARINESEvacuados se reúnem antes de embarcar em um C-17 Globemaster III durante uma evacuação no Aeroporto Internacional Hamid Karzai, Afeganistão, em 18 de agosto de 2021
Brasileiro e família conseguem sair do Afeganistão com ajuda da Alemanha e Espanha - Sputnik Brasil, 1920, 28.08.2021
Evacuados se reúnem antes de embarcar em um C-17 Globemaster III durante uma evacuação no Aeroporto Internacional Hamid Karzai, Afeganistão, em 18 de agosto de 2021

O Ministério das Relações Exteriores afirma que a situação dos brasileiros no país da Ásia Central tem recebido atenção prioritária.

"O Itamaraty permanece em intensa articulação com países atuantes na região para viabilizar a pronta retirada dos cidadãos ainda localizados em território afegão, bem como seus familiares", disse o ministério.

Vale lembrar que o Brasil não tem embaixada ou consulado no Afeganistão.

MP pede que Brasil receba juízas afegãs e outros refugiados do país

Neste sábado (28), o Ministério Público Federal emitiu uma nota pública pedindo que o governo brasileiro se posicione com urgência sobre a recepção de refugiados afegãos, de acordo com a Folha de São Paulo.

O documento, da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), cita dois pedidos concretos que já foram feitos aos Ministérios das Relações Exteriores e da Justiça, os quais, até agora, não tiveram resposta: o de concessão de visto a 270 juízas afegãs e o de acolhida temporária a 400 pessoas que sairiam de Cabul em um voo fretado e aguardariam no Brasil para depois migrarem para os EUA.

O refúgio é uma proteção legal para pessoas que deixaram seus países devido a perseguição relacionada à raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas.

Alguns países também reconhecem como refugiados os que vêm de lugares onde há "grave e generalizada violação de direitos humanos", como no caso do Afeganistão.

De acordo com a lei brasileira, só é possível pedir o refúgio sem necessidade de visto. Porém, para viajar normalmente ao Brasil, os afegãos precisam de visto na entrada.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала