Na semana passada, a DARPA divulgou uma solicitação de informações em um site do governo dos EUA. O pedido afirma que a referida agência quer uma "nova classe de veículo", especificamente mencionando os ecranoplanos, escreve Popular Mechanics.
O portal observa que o novo aparelho de transporte foi requerido porque os meios de transporte aéreos e marítimos convencionais têm "grandes limitações operacionais". Por exemplo, os navios de carga podem demorar semanas até chegarem a seu destino e as aeronaves não são grandes o suficiente e precisam de ter pistas de pouso e decolagem preparadas.
Informa-se também que os militares dos EUA poderiam usar os novos veículos para transportar carga para zonas de conflito militar, prestar auxílio em operações de busca e resgate e participar de combates.
Além disso, podem ser estudados cenários em que um ecranoplano seria capaz de atuar como nave-mãe para lançamento de veículos não tripulados ou de conduzir patrulhas de longo alcance sobre as vastas regiões do Ártico.
"Aeronaves deste tipo conseguem pairar acima da superfície da Terra a velocidades semelhantes às de um avião. Ao mesmo tempo, nessas altitudes diminui o arrasto, o que leva a uma maior eficiência. Ecranoplano [...] decola da superfície aquática e paira sobre ela durante todo o percurso do voo", explica o portal.
Edição destaca que um dos modelos soviéticos destes aviões, chamado Lun, tinha características excepcionais: poderia percorrer uma distância de 1,7 mil quilômetros com velocidade máxima de 500 km/h e capacidade de carga de até 100 toneladas. Vale destacar que o aparelho tinha um potente armamento. Devido a suas proporções enormes e envergadura de 44 metros, o Lun foi denominado de "monstro marinho voador".