Astrônomos descobrem 2 superplanetas rochosos 'nus' semelhantes à Terra (FOTO)

© Foto / NASA / Centro Espacial GoddardRepresentação gráfica do planeta TOI 700 d
Representação gráfica do planeta TOI 700 d - Sputnik Brasil, 1920, 01.10.2021
Nos siga no
Uma equipe de astrônomos do Centro de Astrobiologia, do Observatório Astronômico do Japão e da Universidade de Tóquio descobriu dois superplanetas rochosos semelhantes à Terra, desprovidos de atmosfera e orbitando duas estrelas anãs vermelhas diferentes.
Estes planetas fornecem uma oportunidade para estudar a evolução das atmosferas de planetas rochosos quentes, escreve portal Phys.org.
No âmbito desta pesquisa, o telescópio Subaru e outros telescópios acompanharam dois corpos celestes, o TOI-1634b e o TOI-1685b, que receberam o estatuto de candidatos a exoplanetas (planetas fora do nosso Sistema Solar). O primeiro se encontra a 114 anos-luz da Terra e o segundo, a 122 anos-luz.
Durante as observações feitas por espectrógrafos de infravermelhos InfraRed Doppler (IRD, na sigla em inglês) montados no telescópio Subaru, foi medida a massa e fornecidas informações sobre as estruturas internas e atmosféricas desses planetas.
© Foto / Centro de AstrobiologiaDimensões dos planetas TOI-1634 e TOI-1685 em comparação com a Terra
Dimensões dos planetas TOI-1634 e TOI-1685 em comparação com a Terra - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Dimensões dos planetas TOI-1634 e TOI-1685 em comparação com a Terra
Descobriu-se que os planetas estão "pelados", ou seja, não possuem atmosferas primordiais espessas de hidrogênio e hélio, possivelmente devido a interações extremamente próximas com as estrelas hospedeiras.
Os astrônomos sugerem que a atmosfera em tais planetas pode ser formada a partir de gases originários de seu interior e expelidos para o exterior. No entanto, a influência das forças gravitacionais de estrelas próximas é tão grande que a fina camada de gás não consegue ganhar densidade e volume, sendo dilacerada e ejetada para o espaço interestelar.
Os resultados da pesquisa revelaram também que o raio do TOI-1634b é 1,8 vez superior ao da Terra e a sua massa é dez vezes maior que a de nosso planeta.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала