Descobrem nos Emirados Árabes Unidos moedas de prata raríssimas da dinastia Abássida (VÍDEO)

© Foto / Conta do Twitter da Autoridade Arqueológica de SharjahJarro pesado de cerâmica contendo centenas de moedas milenares
Jarro pesado de cerâmica contendo centenas de moedas milenares - Sputnik Brasil, 1920, 02.10.2021
Nos siga no
Uma equipe de arqueólogos da Autoridade Arqueológica de Sharjah descobriu nos Emirados Árabes Unidos um tesouro de várias moedas islâmicas que datam da dinastia Abássida.
Segundo informa a Emirates News Agency, as moedas estavam em um antigo jarro de barro. O recipiente foi descoberto no emirado de Sharjah e continha vários dirhams de prata extremamente raros cunhados durante o período abássida.
Historicamente, os abássidas eram a segunda dinastia de califas árabes que governou o Califado Abássida entre 750-1258 d.C., fundado pelos descendentes de Abas ibne Abedal Mutalibe, o tio mais jovem de Maomé.
Sabe-se que que em 750 d.C. os abássidas derrubaram e expulsaram os califas Omíadas de quase todo o território do Califado Islâmico.
Os especialistas já identificaram as moedas encontradas. Entre elas está um dirham de prata muito raro de Zubaida Umm Jaafar (762/765-831 d.C.). Ela era uma princesa árabe da dinastia Abássida, esposa de um dos califas mais poderosos, Haroun Al Rashid, e rainha-mãe durante o reinado de seu filho, califa Mohamed Al Amin.
O dr. Sabah Aboud Jasim, diretor-geral da Autoridade, disse que a descoberta confirma a presença inicial da dinastia Abássida na região, observando que algumas moedas remontam ao século IX e X d.C.
As moedas percorreram várias rotas comerciais importantes para o golfo Pérsico e os Emirados Árabes, confirmando que a região era um importante centro nesses séculos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала