China testa drones navais em base secreta, diz Instituto Naval dos EUA (FOTOS)
13:19 12.10.2021 (atualizado: 13:26 12.10.2021)
© Foto / DigitalGlobe Base naval chinesa de Yulin, na ilha de Hainan
© Foto / DigitalGlobe
Nos siga no
O Instituto Naval dos EUA afirma que Pequim testou repetidamente seus novos navios perto de Dalian, principal centro de construção naval chinês.
A China está testando navios experimentais de combate não tripulados (USV, na sigla em inglês) em uma base naval secreta na costa nordeste do país, garante o portal USNI News, ligado ao Instituto Naval dos EUA.
"O cais perto de Dalian é onde a China está testando seus grandes USVs, de acordo com fotos de satélite fornecidas ao USNI News pela [empresa] Maxar e uma análise de inteligência em código aberto", afirma o portal nesta terça-feira (12).
Segundo a mídia, dois navios de superfície não tripulados foram avistados em uma nova base naval a cerca de 14 quilômetros da base de submarinos em Xiaopingdao e a oito quilômetros de Dalian, principal centro de construção naval chinês.
#Chinese Testing Experimental Armed Drone Ships at Secret Naval Base#China is testing its large uncrewed surface vessels (USVs) in a pier near Dalian, according to satellite photos given to USNI News by Maxar and an analysis of open-source intelligence.https://t.co/vdLGQm32rT pic.twitter.com/HPQMJhRecd
— Indo-Pacific News - Watching the CCP-China Threat (@IndoPac_Info) October 11, 2021
Chineses testam navios drones armados experimentais em base naval secreta. A China está testando seus grandes navios de superfície não tripulados (USVs) em um píer perto de Dalian, de acordo com fotos de satélite fornecidas ao USNI News por Maxar e uma análise de inteligência de código aberto.
Um dos navios é descrito como semelhante ao JARI-USV, visto na área em 2020. É um pequeno destróier equipado com armas poderosas. A segunda embarcação se assemelha a um grande catamarã, que também possui várias características semelhantes ao JARI-USV.
O Instituto Naval dos EUA afirma que Pequim testou repetidamente seus novos navios autônomos perto de Dalian. A construção do cais começou em 2016 e, segundo imagens de satélite, durou cerca de um ano. Desde então, tem sido usado periodicamente para testes e exercícios de curta duração. O afastamento das principais bases navais oferece espaço para manobras seguras.
De acordo com a publicação, a China tem um número significativo de projetos de navios não tripulados. Pequim não comentou as afirmações.