Mídia: EUA ignoram pedido de Catar de compra de drones mesmo após ajuda na evacuação do Afeganistão
07:29 25.10.2021 (atualizado: 11:12 12.11.2021)
© AP Photo / Kirsty WigglesworthDrone Reaper MQ-9
© AP Photo / Kirsty Wigglesworth
Nos siga no
Catar está decepcionado por os EUA não darem atenção ao seu pedido de compra de drones MQ-9B Predator depois de ajudar na evacuação no Afeganistão, informa o The Wall Street Jornal citando uma fonte anônima do governo do Catar.
Segundo informações, há mais de um ano, o país árabe teria apresentado um pedido aos EUA de compra de quatro drones Predator.
O jornal aponta que o Departamento de Estado dos EUA ainda não respondeu à solicitação e que os seus funcionários se recusam a explicar os atrasos nesta questão.
Além do mais, a insatisfação do Catar tem sido provocada pelo fato de o país ter apoiado os EUA durante a evacuação do Afeganistão e de o Departamento de Estado ter aprovado pedidos semelhantes de outros aliados regionais, incluindo os Emirados Árabes Unidos.
O país planejava usar os drones para monitorar suas instalações de gás e para prevenir atividades terroristas, bem como para melhorar a segurança na próxima Copa do Mundo da FIFA, aponta jornal. O valor estimando do acordo de compra de drones é de US$ 600 milhões (R$ 3,39 bilhões).
Vale ressaltar que as forças norte-americanas usaram uma base militar no Catar para transferir suas tropas e pessoal que prestou assistência ao seu contingente no âmbito do fim da missão no Afeganistão.