Cientistas desenvolvem telescópio que procurará planetas habitáveis no sistema Alfa Centauri
19:01 21.11.2021 (atualizado: 06:30 22.11.2021)
© AFP 2023 / Observatório Europeu do Sul / L. Calcada / HandoutRepresentação artística de planeta orbitando a estrela Alfa Centauri B, parte do sistema estelar triplo Alfa Centauri, o mais próximo do Sistema Solar
© AFP 2023 / Observatório Europeu do Sul / L. Calcada / Handout
Nos siga no
O telescópio espacial TOLIMAN estudará exoplanetas do sistema estelar triplo, o mais próximo do Sistema Solar, sendo estimada uma probabilidade mínima de 30% de encontrar um planeta que suporte vida.
Uma equipe internacional de cientistas anunciou na terça-feira (16) um novo projeto do telescópio espacial TOLIMAN, cujo objetivo é procurar planetas potencialmente habitáveis no sistema Alfa Centauri, o mais próximo do Sistema Solar, a 4,3 anos-luz de distância.
O objetivo é estudar pelo menos dois exoplanetas da estrela Proxima Centauri, parte do sistema estelar triplo, ainda pouco estudado.
"Conhecer nossa vizinhança planetária é extremamente importante. Estes planetas são aqueles onde temos as melhores perspectivas de encontrar e analisar a atmosfera, a composição química da superfície e possivelmente mesmo as impressões digitais da biosfera", comentou Peter Tuthill, do Instituto de Astronomia da Universidade de Sidney, Austrália, e líder do projeto, ao portal Breakthrough Iniciatives.
"Acho que, sendo moderadamente pessimista, há uma chance de pelo menos 30% de [encontrar] pelo menos um desses planetas, e as previsões mais otimistas preveem vários planetas", disse ele, citado pelo portal Daily Mail.
“The new mission, called TOLIMAN, was announced today…TOLIMAN is the ancient Arabic name for Alpha Centauri. Once in space, astronomers will use the orbital observatory to search for potentially habitable exoplanets around Alpha Centauri.” https://t.co/cIl4ZMWqCe
— OurDigitalWorld👩🚀 (@andbeyondspace) November 18, 2021
"A nova missão, chamada TOLIMAN, foi anunciada hoje [18]... TOLIMAN é o antigo nome árabe de Alfa Centauri. Quando estiver no espaço, os astrônomos usarão o observatório orbital para procurar exoplanetas potencialmente habitáveis em torno do Alfa Centauri."
O telescópio TOLIMAN será equipado com um novo tipo de lente, com padrão de difração que distribui a luz estelar captada das estrelas à sua volta em um padrão complexo em forma de flor. Isso permitirá realizar observações de alta precisão, captando no céu as menores variações de posição das estrelas, que possam indicar a presença de um exoplaneta.
O projeto começou em abril de 2021, e conta com a participação de cientistas da Universidade de Sidney e o apoio financeiro da organização Breakthrough Iniciatives, fundada por Yuri Milner, investidor em áreas da ciência e tecnologia e filantropo de Israel, e terá colaboração do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês), Califórnia, EUA, e da empresa australiana Saber Astronautics. É planejado que o telescópio estude duas das três estrelas, a Alfa Centauri A e a Alfa Centauri B, com data de começo prevista para 2023.