DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

China lança novos experimentos de 'sol artificial' 8 vezes mais quente do que nossa estrela

© AP Photo / Xinhua, Cheng LiTokamak chinês EAST (reator experimental de fusão nuclear)
Tokamak chinês EAST (reator experimental de fusão nuclear) - Sputnik Brasil, 1920, 23.12.2021
Nos siga no
O aparelho pretende recriar a fusão nuclear, um processo similar ao que ocorre nas estrelas, inclusive no Sol, e poderia se tornar em uma fonte quase inesgotável de energia limpa.
Os Institutos Hefei de Ciências Físicas da Academia de Ciências da China iniciaram este dezembro uma nova rodada de experimentos no âmbito de seu projeto de "sol artificial", um reator nuclear denominado Tokamak Superconductor Experimental Avançado (EAST, na sigla em inglês), informa a agência Xinhua.
O aparelho, de uns 11 metros de altura e oito metros de diâmetro e pesando mais de 400 toneladas, busca recriar o processo de fusão nuclear.
Esse processo dentro do reator só pode ser lançado se a temperatura dos íons que fazem parte de seu plasma superar os 100 milhões de graus Celsius.
© Foto / ITER OrganizationReator de fusão nuclear Tokamak
Reator de fusão nuclear Tokamak - Sputnik Brasil, 1920, 23.12.2021
Reator de fusão nuclear Tokamak
De acordo com Song Yuntao, diretor adjunto dos Institutos Hefei, o experimento é realizado com base nas rodadas anteriores e procura fazer com que o "sol" seja ainda mais "quente e duradouro". O EAST, que entrou em funcionamento no dia de 28 de maio de 2006, alcançou a temperatura de plasma de 120 milhões de graus Celsius durante 101 segundos.
É um recorde impressionante: oito vezes mais quente do que o núcleo do Sol, que alcança cerca de 15 milhões de graus Celsius. Além do mais, o "sol artificial" conseguiu aumentar a temperatura para 160 milhões de graus Celsius durante 20 segundos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала