- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Teerã quer restaurar laços diplomáticos com Arábia Saudita, diz ministro iraniano

© AP Photo / Kirill KudryavtsevO ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, durante entrevista coletiva em Moscou, na Rússia, em 6 de outubro de 2021
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, durante entrevista coletiva em Moscou, na Rússia, em 6 de outubro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 06.01.2022
Nos siga no
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, afirmou, em entrevista à TV Al Jazeera, nesta quinta-feira (6), que Teerã deseja restaurar os laços diplomáticos com a Arábia Saudita assim que possível.
Segundo ele, os dois países têm mantido um diálogo contínuo "positivo e construtivo".
O diplomata defendeu um amplo entendimento entre as potências regionais, incluindo Egito e Turquia, além da Arábia Saudita, para resolver os problemas da região.
Amirabdollahian acrescentou que o Irã retornará à Organização para a Cooperação Islâmica em um futuro próximo.
A Arábia Saudita cortou os laços diplomáticos com o Irã em janeiro de 2016, após um grupo de manifestantes atacar e saquear sua embaixada em Teerã. A revolta ocorreu após a execução do clérigo xiita Nimr al-Nimr pelo governo saudita.
Após o episódio na embaixada, Riad acusou Teerã de não proteger adequadamente sua propriedade diplomática e retirou sua missão do país.
Dois técnicos carregam uma caixa contendo concentrado de minério de urânio, conhecido como yellowcake, na Instalação de Conversão de Urânio do Irã, nos arredores da cidade de Isfahan, 410 quilômetros ao sul da capital Teerã, em 8 de agosto de 2005 - Sputnik Brasil, 1920, 05.01.2022
Panorama internacional
Retomada do acordo nuclear com Irã é melhor que colapso das negociações sobre JCPOA, diz Israel
Uma tentativa frustrada de Teerã de restabelecer as relações ocorreu no início de 2020, quando drones comandados pelos EUA assassinaram o general iraniano Qassem Soleimani. Ele havia chegado ao Iraque com a missão de repassar a proposta iraniana à Arábia Saudita por meio do governo em Bagdá.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала