Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta segunda-feira, 10 de janeiro
© Folhapress / Paulo LopesAeronave da LATAM operando no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, Guarulhos
© Folhapress / Paulo Lopes
Nos siga no
Bom dia! A Sputnik Brasil está acompanhando as notícias mais relevantes desta segunda-feira (10), marcada pelo alerta em Minas Gerais, pela alta de COVID-19 no Brasil, pela queda da produção da indústria brasileira e pelo incêndio em Nova York.
Risco de rompimento de barragem faz MG entrar em 'alerta máximo'
O estado de Minas Gerais segue sofrendo com as fortes chuvas que atingem a região há pelo menos três dias. No domingo (9), um alerta foi feito aos moradores de Pará de Minas, Pitangui, Onça de Pitangui, São João de Cima, Casquilho de Cima e Conceição do Pará, para que deixem suas casas devido ao alto risco de rompimento da barragem na Usina do Carioca. Foi montado um ponto de apoio para receber as famílias que tiveram de deixar suas casas.
© Folhapress / Rodney CostaBarragem da Pampulha e Casa do Baile registram aumento do nível da água devido as fotos chuvas que atingem a região metropolitana de Belo Horizonte, MG
Barragem da Pampulha e Casa do Baile registram aumento do nível da água devido as fotos chuvas que atingem a região metropolitana de Belo Horizonte, MG
© Folhapress / Rodney Costa
Voo entre Barcelona e São Paulo faz parada por causa da COVID-19
No domingo (9), um voo da Latam vindo de Barcelona, na Espanha, para São Paulo fez um pouso no aeroporto internacional de Fortaleza, após um dos três pilotos ser diagnosticado com COVID-19 antes do embarque e ter ficado na Espanha. De acordo com a Latam, citada pelo portal G1, o avião teve de pousar pois os dois pilotos do avião atingiram o limite de horas trabalhadas e não havia um terceiro piloto para prosseguir o voo. A Latam já cancelou 47 voos domésticos e internacionais previstos até 16 de janeiro devido à COVID-19. O Brasil registrou 23.504 novos casos da doença nas últimas 24 horas. A média móvel de casos nos últimos sete dias foi de 33.146, indicando uma tendência de alta nos casos. Além disso, o país chegou a 620 mil mortes pela doença.
© Folhapress / Charles ShollAeronave da empresa aérea Latam pousa no aeroporto Santos Dumont, passando pela enseada de Botafogo, no Rio de Janeiro
Aeronave da empresa aérea Latam pousa no aeroporto Santos Dumont, passando pela enseada de Botafogo, no Rio de Janeiro
© Folhapress / Charles Sholl
Produção industrial no Brasil cai 20% em 10 anos
A indústria brasileira registrou seis meses consecutivos de recuo na produção, marcando uma década perdida, com queda de 20% na produção desde 2011, segundo o jornal Estadão. Nos últimos 10 anos, o PIB brasileiro recuou 33%, eliminando aproximadamente 800 mil empregos no setor, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além da pandemia, problemas estruturais, combinados com as crises econômicas, contribuíram para a queda, agravando o desemprego e reduzindo o potencial do setor mais capaz de impulsionar o PIB.
© Folhapress / Diego PadgurschiLinha de produção de motores em fábrica da Ford em Taubaté, no interior paulista
Linha de produção de motores em fábrica da Ford em Taubaté, no interior paulista
© Folhapress / Diego Padgurschi
Ministro participa de encontro evangélico com blogueiro foragido nos EUA
Na sexta-feira (7), o ministro das Comunicações, Fábio Faria, participou de um encontro evangélico e conservador nos EUA, ao lado do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, foragido da polícia brasileira, onde o ministro atacou políticos da esquerda, afirmando que o ex-presidente Luiz Inácio da Lula da Silva tem um projeto para se perpetuar no poder. De acordo com o ministro, ele teria sido convidado por um pastor e não sabia que o blogueiro foragido estaria presente no local.
© Folhapress / Pedro LadeiraO ministro das Comunicações Fábio Faria
O ministro das Comunicações Fábio Faria
© Folhapress / Pedro Ladeira
Incêndio em prédio residencial deixa mortos em Nova York
Pelo menos 19 pessoas morreram no domingo (9) em um incêndio no condado de Bronx, Nova York. De acordo com o Departamento de Incêndios da Cidade de Nova York, mais de 60 pessoas ficaram feridas, além de 13 com ferimentos graves, que já teriam sido levadas a hospitais locais. Mais de 200 bombeiros responderam ao incidente, que começou em um apartamento de um arranha-céu de Bronx. As autoridades de Nova York já estão chamando o incêndio do pior dos últimos 30 anos.
© AFP 2023 / ED JONESPelo menos 19 pessoas morreram no domingo (9) em um incêndio no condado de Bronx, Nova York
Pelo menos 19 pessoas morreram no domingo (9) em um incêndio no condado de Bronx, Nova York
© AFP 2023 / ED JONES