- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Coreia do Norte revela sucesso em lançamento de míssil hipersônico, com Kim Jong-un presente

© AFP 2023 / KCNA via KNSFoto de 28 de setembro de 2021, divulgada pela Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA, na sigla em inglês), mostra o teste de um míssil hipersônico Hwasong-8 na província de Jagang, na Coreia do Norte
Foto de 28 de setembro de 2021, divulgada pela Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA, na sigla em inglês), mostra o teste de um míssil hipersônico Hwasong-8 na província de Jagang, na Coreia do Norte - Sputnik Brasil, 1920, 11.01.2022
Nos siga no
A Coreia do Norte realizou com sucesso o lançamento de um míssil hipersônico Hwasong-8, nesta terça-feira (11), com a presença do líder do país, Kim Jong-un, informou a mídia estatal norte-coreana.
O teste foi o segundo em menos de uma semana e o terceiro já realizado com uma arma hipersônica pela Coreia do Norte.
De acordo com o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, que rastreou o lançamento, o míssil cruzou o mar do Japão (também conhecido como mar do Leste) em um trajeto de mais de 700 quilômetros e atingiu uma altitude de 60 quilômetros, chegando a uma velocidade superior a 12.200 km/h.
A Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA, na sigla em inglês) informou que, na verdade, o míssil percorreu mais de 1.000 quilômetros e atingiu seu alvo com precisão.

"O teste de fogo teve como objetivo a verificação final das especificações técnicas gerais do sistema de armas hipersônicas desenvolvido", declarou a KCNA, na manhã de quarta-feira (12) do fuso horário local. "A capacidade de manobra superior do veículo hipersônico foi verificada de forma mais impressionante através do teste de fogo final."

Nesta foto de arquivo de 27 de fevereiro de 2019, uma mulher segura as bandeiras dos EUA e da Coreia do Norte enquanto caminha em Hanói, no Vietnã - Sputnik Brasil, 1920, 10.01.2022
Panorama internacional
Washington pede diplomacia 'séria e sustentada' com Coreia do Norte, mas impõe condições
Segundo a Guarda Costeira japonesa, o míssil pousou em águas internacionais e não causou danos. Tóquio, porém, condenou o teste, destacando que as ações norte-coreanas "representam uma ameaça à paz e à segurança de nosso país, da região e de toda a comunidade internacional".
Os EUA também criticaram o lançamento, acusando Pyongyang de violar as resoluções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала