Ministro alemão diz que alta de preços da energia é a maior preocupação dos cidadãos europeus
© AFP 2023 / THOMAS COEXPedestres passam por um posto de gasolina em Paris em 2 de outubro de 2021, enquanto o preço do petróleo aumentava em toda a Europa
© AFP 2023 / THOMAS COEX
Nos siga no
A inflação na zona do euro tem sido estimulada pelo aumento dos preços da energia, uma preocupação fundamental para os cidadãos europeus que exigem a devida atenção, disse o ministro das Finanças da Alemanha, Christian Lindner, nesta terça-feira (18).
Em janeiro, o Escritório de Estatísticas da União Europeia (UE) revelou dados mostrando que a inflação anual na zona do euro foi de 5% em dezembro de 2021, seu nível mais elevado em mais de uma década, com os preços subindo principalmente na Lituânia, em 10,7%, e na Estônia, em 12%.
"O aumento dos preços da energia é um impulsionador da inflação na zona do euro e na UE como um todo. Estamos cientes do problema, é uma grande preocupação, a grande preocupação dos nossos cidadãos, e por isso temos que encontrar soluções", disse Lindner após reunião do Conselho de Assuntos Econômicos e Financeiros em Bruxelas.
Os preços da energia começaram a subir na Europa no segundo semestre de 2021, à medida em que a demanda global aumentou e superou a oferta em meio à recuperação econômica dos meses de bloqueios pela COVID-19.