NASA registra 1º atraso de voo de seu helicóptero em Marte após virada de tempo
© AP Photo / Handout / NASA / Laboratório de Propulsão a Jato-Instituto de Tecnologia da Califórnia / Instituto Americano de Pesquisas do Sudoeste, EUAHelicóptero Mars Ingenuity da NASA na superfície de Marte, perto do rover Perseverance, à esquerda
© AP Photo / Handout / NASA / Laboratório de Propulsão a Jato-Instituto de Tecnologia da Califórnia / Instituto Americano de Pesquisas do Sudoeste, EUA
Nos siga no
Os meteorologistas previam que uma tempestade de poeira iria atingir o Planeta Vermelho em meados de fevereiro, mas foram surpreendidos.
O voo estava planejado para acontecer no início do mês, mas foi atrasado até pelo menos este domingo (23). Esta vai ser a 19ª viagem do helicóptero robótico Ingenuity.
🚁 #MarsHelicopter update: Just like on Earth, Martian weather can cause flight delays! A recent dust storm on the Red Planet prevented Ingenuity from flying, so Flight 19 is now set for no earlier than Jan. 23. https://t.co/I6Bjcqa8a9 pic.twitter.com/d6ISHcqqkv
— NASA JPL (@NASAJPL) January 20, 2022
Atualização do helicóptero de Marte: assim como na Terra, o clima marciano pode causar atrasos nos voos! Uma recente tempestade de poeira no Planeta Vermelho impediu o Ingenuity de voar, então o voo 19 agora está programado para não antes de 23 de janeiro.
Os especialistas da agência espacial informaram que a tempestade de poeira começou logo após a virada do ano e pegou toda a equipe de meteorologia de surpresa. Segundo a NASA, essa foi a tempestade mais forte já registrada em Marte nesta época do ano.
"A poeira desempenha um papel importante no clima de Marte e sua caracterização é especialmente importante para artefatos de superfície movidos a energia solar, como o Ingenuity. A poeira atmosférica diminui a quantidade de luz solar que atinge os painéis solares do Ingenuity, que carregam as baterias necessárias para o voo", explicou o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, sigla em inglês) da NASA em um comunicado.
O Planeta Vermelho está se preparando para entrar no outono, que é a estação classificada pelos pesquisadores de "temporada de poeira". Normalmente os voos do Ingenuity são marcados entre a primavera e o verão.
"A atmosfera de Marte é muito menos densa que a da Terra, no entanto, o clima de Marte compartilha muitas semelhanças com o da Terra: estações, mudança de ventos, nuvens de gelo e tempestades de poeira, entre outras. Prever eventos climáticos, assim como na Terra, é sempre um empreendimento incerto", explicaram os especialistas do JPL.
O Ingenuity, helicóptero robótico de 1,8 quilograma, chegou a Marte em fevereiro de 2021 integrado ao rover Perseverance da NASA. O primeiro voo do Ingenuity foi no dia 19 de abril de 2021.
A missão do rover é procurar evidências de vida microbiana, recolher rochas, que depois vão ser enviadas à Terra em uma possível missão tripulada, e explorar a geologia e o clima do Planeta Vermelho a fim de ajudar a trilhar o caminho para missões humanas.