China responde às declarações do Reino Unido sobre a soberania das Ilhas Malvinas
19:51 07.02.2022 (atualizado: 05:01 08.02.2022)
© AP Photo / Danny LawsonPlaca comemorativa do conflito das ilhas Malvinas no Reino Unido
© AP Photo / Danny Lawson
Nos siga no
Ministra das Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss disse que rejeita "completamente" quaisquer dúvidas sobre a soberania das Ilhas Malvinas.
A declaração da representante do Reino Unido foi feita logo após o pronunciamento conjunto dos presidentes chinês, Xi Jinping, e o argentino, Alberto Fernández. Na ocasião, Pequim expressou apoio à reivindicação da Argentina sobre o território.
Xi Jinping e Fernández se encontraram no domingo (6) em Pequim, quando o presidente argentino estava na capital chinesa para os Jogos Olímpicos de Inverno.
We completely reject any questions over sovereignty of the Falklands.
— Liz Truss (@trussliz) February 6, 2022
The Falklands are part of the British family and we will defend their right to self determination.
China must respect the Falklands' sovereignty 🇬🇧🇫🇰
Rejeitamos completamente quaisquer questões sobre a soberania das Malvinas. As Malvinas fazem parte da família britânica e defenderemos seu direito à autodeterminação. A China deve respeitar a soberania das Malvinas.
Em comunicado conjunto divulgado após a reunião, a China reafirmou seu apoio à exigência da Argentina de exercer plenamente sua soberania sobre "a questão das Ilhas Malvinas".
Mais tarde, o porta-voz da embaixada da China no Reino Unido respondeu ao apelo britânico. Segundo ele, "a posição da China sobre a questão das Ilhas Malvinas é consistente. Apoiamos firmemente a reivindicação legítima da Argentina de plena soberania sobre as Ilhas Malvinas".
"Esperamos que o Reino Unido responda positivamente ao pedido da Argentina, inicie o diálogo e a negociação o mais rápido possível e encontre uma solução pacífica, justa e duradoura de acordo com as resoluções relevantes da ONU", acrescentou o porta-voz chinês.
© AP Photo / Eduardo Di BaiaSoldados argentinos no Monumento aos Soldados Caídos durante a Guerra das Malvinas, Argentina, 2 de abril de 2007
Soldados argentinos no Monumento aos Soldados Caídos durante a Guerra das Malvinas, Argentina, 2 de abril de 2007. Foto de arquivo
© AP Photo / Eduardo Di Baia