Em conversa telefônica com Macron, Zelensky diz que quer recomeçar processo de paz
10:33 20.02.2022 (atualizado: 12:47 20.02.2022)
© AP Photo / Serviço de imprensa presidencial da UcrâniaVladimir Zelensky, presidente ucraniano, fala ao telefone com Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, em Kiev, na Ucrânia, em 11 de janeiro de 2022
© AP Photo / Serviço de imprensa presidencial da Ucrânia
Nos siga no
O presidente da Ucrânia realizou uma conversa telefônica com seu homólogo da França com os dois acordando retomar o processo de paz, introduzir um regime de cessar-fogo e convocar o grupo de contato.
Vladimir Zelensky, presidente da Ucrânia, disse no domingo (20) que discutiu com Emmanuel Macron, seu homólogo da França, a situação de segurança em torno da região de Donbass.
Continuing yesterday's conversation, informed @EmmanuelMacron about the current security situation and new provocative shelling. We stand for intensifying the peace process. We support the immediate convening of the TCG and the immediate introduction of a regime of silence.
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) February 20, 2022
Continuando a conversa de ontem [19], informei Emmanuel Macron sobre a situação de segurança atual e novos disparos provocativos. Defendemos a reunião imediata do GCT [Grupo de Contato Trilateral] e a introdução imediata de um regime de silêncio.
Nos últimos dias se intensificaram as tensões em torno da região de Donbass, com Kiev ignorando todos os acordos alcançados anteriormente e concentrando na linha de separação com as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk a maior parte do Exército e conduzindo regularmente ataques contra as milícias populares das repúblicas, inclusive com armamento proibido.
Devido à ameaça de uma invasão da Ucrânia, as autoproclamadas repúblicas começaram a evacuação de mulheres, crianças e idosos para a região russa de Rostov e anunciaram a mobilização geral.