Venezuela e Irã ampliam cooperação energética e intensificam luta contra medidas dos EUA
© AP Photo / Ernesto VargasTrabalhador petrolífero da Venezuela com pequena bandeira do Irã participa de cerimônia de chegada do petroleiro iraniano Fortune na refinaria El Palito, perto de Puerto Cabello, Venezuela, 25 de maio de 2020
© AP Photo / Ernesto Vargas
Nos siga no
O novo acordo entre Caracas e Teerã foi assinado após uma reunião entre o chanceler venezuelano, Félix Plasencia e o mandatário iraniano, Ebrahim Raisi.
A Venezuela e o Irã ampliaram a cooperação energética ao firmar um "importante memorando de entendimento" focado principalmente na área do petróleo e gás.
O chanceler venezuelano, Félix Plasencia, informou na terça-feira (22), que o acordo bilateral foi firmado com o ministro do Petróleo do Irã, Javad Owji, durante as atividades do Fórum dos Países Exportadores de Gás, realizado no Catar.
Durante dicho encuentro suscribimos, junto al Ministro de Petróleo de Irán, Javad Owji, un importante Memorándum de Entendimiento dirigido a ampliar la cooperación bilateral y nuestros intercambios, principalmente en materia de hidrocarburos. pic.twitter.com/hFqOG1OQH0
— Felix Plasencia (@PlasenciaFelix) February 22, 2022
Durante o encontro assinamos, junto ao ministro do Petróleo do Irã, Javad Owji, um importante Memorando de Entendimento focado em ampliar a cooperação bilateral e nossas trocas comerciais, principalmente em matéria de hidrocarbonetos.
Plasencia detalhou que a assinatura do acordo ocorreu após "uma calorosa reunião" que contou com o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e ressaltou que também acordaram "intensificar" a luta contra as medidas coercitivas impostas pelos EUA.
"Acordamos intensificar nossos esforços em todas as áreas, para seguir contra-atacando as medidas ilegais, arbitrárias, coercitivas e unilaterais impostas pelos EUA contra nossos povos. O Irã e a Venezuela avançam na consolidação de sua associação estratégica", adicionou o diplomata venezuelano.