- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Paris está disposta a discutir 'autonomia' de Córsega, afirma ministro do Interior francês

© AP Photo / Jean-Pierre BelzitUm manifestante confronta policiais franceses em meio a um protesto contra a decisão do tribunal de apelação francês de condenar Yvan Colonna
Um manifestante confronta policiais franceses em meio a um protesto contra a decisão do tribunal de apelação francês de condenar Yvan Colonna - Sputnik Brasil, 1920, 16.03.2022
Nos siga no
O ministro do Interior francês, Gérald Darmanin, afirmou que Paris está pronta para discutir a autonomia da ilha de Córsega, onde recentemente ocorreram tumultos, ocasionadores de mais de 90 indivíduos feridos.
O ministro disse ao jornal Corse-Matin que vai iniciar "uma discussão sem precedentes sobre a questão institucional".
Segundo Darmanin, o processo será "logicamente iniciado durante o segundo mandato" de Emmanuel Macron em caso de reeleição dele como presidente da França.
"Estamos pontos para ir até mesmo à autonomia. Em seguida, será necessário responder à questão sobre em que consiste esta autonomia. Precisamos discutir isso", afirmou Darmanin ao jornal.
O ministro francês ressaltou também que uma condição necessária para as conversações é a restauração da ordem e paz na ilha, que é localizada no mar Mediterrâneo e tem status de região administrativa da França.
Anteriormente, surgiu relato da visita de dois dias de Darmanin a Córsega, entre os dias 16 e 17 de março, para discutir a situação na região com as "forças sanas da ilha".
Há mais de uma semana, em Córsega ocorrem manifestações em apoio ao nacionalista corso Yvan Colonna, que foi condenado à prisão perpétua. E os protestos são acompanhados por confrontos entre manifestantes e a polícia.
Emmanuel Macron, presidente da França, durante coletiva de imprensa em Moscou - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2022
Panorama internacional
Macron defende novos mecanismos para garantir estabilidade da Europa
No início de março, Colonna, que está em uma prisão francesa, foi espancado por outro preso e, como consequência, acabou sendo hospitalizado em estado crítico.
Na segunda-feira (14), o canal de TV BFMTV, citando autoridades, informou que 93 indivíduos ficaram feridos nos tumultos, 70 dos quais são policiais. Colonna foi condenado à prisão perpétua em 2011 acusado de assassinar o prefeito corso Claude Erignac.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала