Estado brasileiro? Paraguai rebate Paulo Guedes: 'Declaração infeliz'
02:35 20.03.2022 (atualizado: 11:19 20.03.2022)

© Folhapress / Antonio Molina
Nos siga no
No sábado (19), a chancelaria do Paraguai emitiu uma nota de repúdio contra recentes declarações do ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes. O ministro afirmou que o país vizinho "virou o estado brasileiro mais rico".
O Ministério das Relações Exteriores do Paraguai se pronunciou contra a fala do ministro brasileiro em suas redes sociais. A chancelaria paraguaia defendeu a soberania do país e lamentou o que chamou de "declarações infelizes" de um "alto funcionário do governo brasileiro", sem citar Guedes nominalmente.
El Paraguay es y será siempre una nación libre, soberana e independiente, y en honor a quienes lo han defendido heroicamente a lo largo de su historia no puede dejar pasar por alto estas lamentables expresiones.
— Ministerio de Relaciones Exteriores (@mreparaguay) March 19, 2022
O Paraguai é e sempre será uma nação livre, soberana e independente, e em homenagem a quem o defendeu heroicamente ao longo de sua história, essas declarações infelizes não podem ser desprezadas.

Ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes, no Palácio do Planalto, 25 de outubro de 2021
© AP Photo / Eraldo Peres
Na sexta-feira (18), Guedes afirmou a jornalistas que o Paraguai se tornou "praticamente um estado brasileiro" ao atrair empresas do Brasil com impostos baixos.
"Se nós tivéssemos impostos baixos, os brasileiros não estavam indo para o Paraguai para fazer soja, chicote elétrico. Tudo que está sendo feito lá, poderia estar sendo feito aqui e está sendo feito lá porque a gente tem imposto muito alto e o Paraguai inteligentemente baixou os impostos e virou o estado brasileiro mais rico, entre aspas, o que mais cresce", disse.
