Cometa Leonard, o mais brilhante de 2021, se desintegra ao chegar perto do Sol (FOTO)
© Foto / Gregg Ruppel / NASAAglomerado globular Messier 3 com cometa recém-descoberto Leonard
© Foto / Gregg Ruppel / NASA
Nos siga no
Após ser notícia em todo mundo durante o segundo semestre de 2021, a jornada do cometa Leonard chegou ao fim.
Como estava previsto, logo após sua descoberta em janeiro de 2021, o cometa Leonard se desintegrou quase que completamente ao se aproximar do Sol nos últimos dias. De acordo com Gregory Leonard, o astrônomo que descobriu o cometa, as imagens divulgadas na Internet registrando o início do seu desaparecimento são impressionantes.
"De outro mundo e surpreendentes são as únicas descrições que me vêm à mente quando comecei a ver as imagens postadas on-line por um punhado de dedicados astrofotógrafos, principalmente depois do dia 19 de dezembro de 2021, quando o cometa começou a sofrer forte atividade de explosão periódica", disse o astrônomo em entrevista ao EarthSky.org.
Our brightest comet of the past year has disintegrated. #CometLeonard has not only faded but is now missing its two most important parts: its nucleus and its coma. Read more about the demise of Comet Leonard here: https://t.co/7gh8c3FzL0 ☄️
— EarthSky (@earthskyscience) March 22, 2022
📸 Michael Mattiazzo pic.twitter.com/FemkFBeiAR
Nosso cometa mais brilhante do ano passado se desintegrou. O cometa Leonard não apenas desapareceu, mas agora está perdendo suas duas partes mais importantes: seu núcleo e seu coma.
Mesmo se o cometa sobrevivesse à sua passagem ao redor do Sol, a previsão dos especialistas era de que o cometa e sua cauda fossem ejetados do Sistema Solar em direção ao espaço interestelar, para nunca mais voltar.
O cometa foi observado por astrônomos e amantes da astronomia de todo o mundo. O famoso Leonard também foi fotografado pela sonda SOLO, da Agência Espacial Europeia (ESA), em um ângulo espetacular durante a passagem do satélite pela cauda do cometa.
O cometa Leonard, também conhecido como C/2021 A1, foi descoberto no dia 3 de janeiro de 2021 pelo astrônomo norte-americano Gregory J. Leonard no Observatório Mount Lemmon, no Arizona.
De acordo com informações da NASA, o astro era formado por uma combinação de poeira estelar, rochas e gelo, e tinha aproximadamente um quilômetro de largura.