- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA têm preparado plano de contingência em caso de uso de armas nucleares na Ucrânia, diz NYT

© AP Photo / Andrew HarnikPresidente dos EUA, Joe Biden e primeira-dama Jill chegam à Casa Branca em Washington, 20 de março de 2022
Presidente dos EUA, Joe Biden e primeira-dama Jill chegam à Casa Branca em Washington, 20 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 24.03.2022
Nos siga no
A administração Biden formou uma equipe de funcionários de segurança nacional para traçar cenários sobre a forma como os EUA responderão em caso de um ataque nuclear da Rússia durante a operação militar especial na Ucrânia, escreve The New York Times (NYT).
De acordo com artigo publicado na quarta-feira (23) que cita fontes familiarizadas com o assunto, uma chamada "Tiger Team" ou Equipe Tigre está estudando respostas ao hipotético ataque da Rússia a comboios com armas e assistência destinados à Ucrânia, no território dos países da OTAN.
O comitê, que supostamente se reúne três vezes por semana a portas fechadas, também analisa como Washington deve responder em caso de propagação de ações militares para países vizinhos, incluindo a Moldávia e a Geórgia, e como preparar os países europeus para o fluxo de refugiados ucranianos.
Segundo fontes do jornal, a equipe de funcionários foi estabelecida em um memorando assinado pelo assessor de Segurança Nacional dos EUA Jake Sullivan em 28 de fevereiro, quatro dias após o início da operação militar especial russa.
Destaca-se que a referida equipe já desempenhou um papel central na elaboração de "manuais" de imposição de sanções contra a Rússia, aumento do número de militares nos países da OTAN e o armamento de tropas ucranianas.
Militares ucranianos carregam um caminhão com o FGM-148 Javelin, míssil antitanque portátil americano fornecido pelos EUA à Ucrânia como parte de um apoio militar, após sua entrega no aeroporto Borispol de Kiev em 11 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.03.2022
Panorama internacional
Indústria militar estadunidense mantém lucro de armamento dos EUA para Ucrânia fluindo, diz analista
No entanto, autoridades americanas acreditam que a probabilidade de uso de armas nucleares pela Rússia é pequena. O NYT aponta também que a Tiger Team está tentando determinar o limite para uso de força militar da OTAN na Ucrânia.
Essas informações surgem após o presidente dos EUA, Joe Biden, deixar claro se opor firmemente à implantação de força militar do bloco na Ucrânia, por acreditar que um envolvimento direto no conflito poderia perder o controle e ocasionar "3ª guerra mundial".
Recentemente, em entrevista à CNN, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que o governo russo só recorreria ao uso de armas nucleares em caso de "ameaça existencial" à sua própria existência.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала