- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Europa tem de se livrar de dependência energética da Rússia, EUA podem ajudar, afirma Biden

© REUTERS / Evelyn HocksteinJoe Biden, presidente dos EUA, fala em evento no Castelo Real, em meio à operação militar especial da Rússia na Ucrânia, em Varsóvia, Polônia, 26 de março de 2022
Joe Biden, presidente dos EUA, fala em evento no Castelo Real, em meio à operação militar especial da Rússia na Ucrânia, em Varsóvia, Polônia, 26 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 26.03.2022
Nos siga no
Em um discurso proferido em Varsóvia, Polônia, Joe Biden, presidente dos EUA, instou a União Europeia a acabar com sua dependência energética da Rússia.
Joe Biden, presidente dos EUA, exortou no sábado (26) a União Europeia (UE) a se livrar da dependência que o bloco tem das importações de petróleo e gás da Rússia.

"Vocês têm de acabar com esta dependência dos combustíveis fósseis russos, e nós, os Estados Unidos, ajudaremos", apelou Biden em um discurso em Varsóvia, Polônia, que encerrou seu turnê na UE.

Ele sugeriu que a UE e os EUA devem agir o mais rápido possível para conseguir "energia renovável limpa", e que sua administração trabalharia com Bruxelas para ajudar a Europa a ultrapassar o que chamou de crise energética imediata.
Bandeira russa tremula no topo de uma usina de diesel no campo petrolífero de Yarakta, propriedade da Irkutsk Oil Company (INK), na região de Irkutsk, Rússia, 10 de março de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 23.03.2022
Panorama internacional
Quad critica apoio da China a Moscou, mas pouco fala sobre compra de petróleo russo por seu membro
Sobre a OTAN, o presidente dos EUA disse que seu propósito é puramente defensivo.
"A OTAN é uma aliança defensiva, ela nunca buscou o fim da Rússia", segundo Joe Biden, que acrescentou que os EUA e a Aliança Atlântica tentaram negociar com Moscou várias vezes antes da crise na Ucrânia para "evitar a guerra".
"Falei sempre direta e honestamente com vocês, o povo russo. Deixem me dizer isto se vocês conseguem ouvir: vocês, o povo russo, não são nosso inimigo."
A Casa Branca já comentou o discurso, depois que o presidente norte-americano foi ouvido dizendo que Putin "não pode permanecer no poder".
"O argumento do presidente era que não pode ser permitido que Putin exerça poder sobre seus vizinhos ou a região. Ele não estava discutindo o poder de Putin na Rússia, ou mudança de regime", assegurou a administração dos EUA.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала