Descobrem em túmulo no Peru conjunto de ferramentas cirúrgicas de 1.000 anos (FOTOS)
08:26 27.03.2022 (atualizado: 08:33 27.03.2022)
© Foto / Renzo GonzalesEscavações do enterramento com restos de crianças no complexo arqueológico de Cajamarquilla, Lima
© Foto / Renzo Gonzales
Nos siga no
Em urna funerária descoberta em um túmulo do período médio da cultura de Sicán (900-1050 d.C.) no sítio arqueológico Huaca Las Ventanas, na região de Lambayeque, no Peru, foi encontrado um conjunto de instrumentos cirúrgicos indicando que o falecido era cirurgião.
Trata-se da primeira descoberta deste tipo feita na referida região no norte do Peru, escreve agência de notícias Andina.
A urna funerária Nº 77 foi desenterrada por arqueólogos do Museu Nacional de Sicán. O material foi retirado junto com o solo e areia a fim de protegê-lo de erosão e de ser levado pelas inundações do rio adjacente. O material foi transportado para o museu, onde foi armazenado para posterior escavação.
Os trabalhos ocorreram entre outubro de 2021 e janeiro deste ano. Dentro da urna encontraram uma máscara de ouro pintada com cinábrio, uma grande [decoração] peitoral de bronze, tigelas de cobre dourado e uma vestimenta do tipo poncho com placas de cobre.
La tumba de un cirujano de la cultura precolombina Sicán, con una antigüedad de entre 900 y 1.050 años, fue descubierta por arqueólogos en un templo ceremonial en el norte de Perú. El hallazgo fue en 2021 en el Santuario Histórico Bosque de Pómac, 800 km al norte de Lima pic.twitter.com/DJTeCy3Shc
— Agencia Télam (@AgenciaTelam) March 24, 2022
O túmulo de um cirurgião da cultura pré-colombiana Sicán, que data entre 900 e 1050 d.C., foi encontrado por arqueólogos em um templo cerimonial no norte do Peru. A descoberta ocorreu em 2021 no Santuário Histórico Floresta de Pómac, 800 km ao norte de Lima.
O conjunto cirúrgico foi de particular interesse para os arqueólogos. É grande e contém um conjunto completo de furadores, agulhas e facas de vários tamanhos e formas. No total foram encontradas cerca de 50 facas, alguns com um único gume cortante.
A maioria dos instrumentos foi feita de uma liga de bronze com alto teor de arsênico. Alguns têm cabos de madeira.
"É a primeira descoberta deste tipo aqui em Lambayeque e no norte do país. Ela data do ano 900 a 1050 d.C., é de afiliação cultural Sicán Médio, o que fala da especialização e perícia que existia naquele tempo", disse Carlos Elera, diretor do Museu Nacional de Sicán.
Além disso foram descobertos dois ossos frontais de um adulto e de um jovem. As marcas nos ossos indicam que estes foram deliberadamente cortados com técnicas de trepanação. Isso confirmou que as ferramentas eram destinadas para o uso em cirurgia.