- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Pequim promete 'medidas firmes' se EUA concretizarem venda de mísseis Patriot para Taiwan

© AP Photo / Michael SohnSistema de mísseis americano Patriot (foto de arquivo).
Sistema de mísseis americano Patriot (foto de arquivo). - Sputnik Brasil, 1920, 06.04.2022
Nos siga no
Na terça-feira (5), o Departamento de Estado dos EUA aprovou a possível venda, no valor de US$ 95 milhões (cerca de R$ 442 milhões), de equipamentos do sistema de defesa antiaérea Patriot a Taiwan.
Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian disse a repórteres nesta quarta-feira (6) que Pequim condena fortemente a venda dos mísseis a Taiwan.

"A China tomará medidas firmes e contundentes para salvaguardar resolutamente seus interesses de soberania e segurança", afirmou o porta-voz.

Segundo ele, a iniciativa mina "seriamente os interesses de soberania, segurança e desenvolvimento da China, prejudicando severamente as relações entre China e EUA e a paz e a estabilidade da região".
© AP Photo / Andy WongPorta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, durante briefing diário da pasta, em Pequim, 24 de fevereiro de 2020.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, gesticula enquanto fala durante um briefing diário em seu ministério em Pequim, 24 de fevereiro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 06.04.2022
Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, durante briefing diário da pasta, em Pequim, 24 de fevereiro de 2020.
Zhao também pediu aos EUA que respeitassem os acordos previamente estabelecidos entre Pequim e Washington. Em um recente tratado entre os países, os Estados Unidos concordaram em acabar com seu apoio militar a Taiwan.
Nos últimos anos, apesar dos apelos chineses, os EUA têm canalizado apoio a Taiwan, inclusive com o envio de armas.
A demanda política dos EUA por mais ajuda militar aumentou desde 24 de fevereiro, com políticos norte-americanos alertando que a China poderia usar a crise na Ucrânia para lançar sua própria operação para recuperar Taiwan. Pequim nega e condena as acusações.
No aeroporto de Rzeszow-Jasionka, na Polônia, sistemas de defesa antiaérea Patriot são posicionados, em 24 de março de 2022, em meio à operação militar russa na Ucrânia. - Sputnik Brasil, 1920, 05.04.2022
EUA aprovam venda de apoio do sistema de defesa antiaérea Patriot a Taiwan
A venda dos mísseis Patriot foi anunciada em comunicado da Agência de Cooperação de Segurança e Defesa (DSCA, na sigla em inglês) que detalha aspectos do negócio. A DSCA é parte do Departamento de Defesa dos EUA.
A possível transação inclui apoio, planejamento, instalação, desenvolvimento, operação e manutenção do sistema Patriot, assim como equipamentos associados, ainda segundo o documento.
O sistema de defesa antiaérea Patriot é uma tecnologia militar norte-americana vendida a diversos países e territórios aliados de Washington. Apesar disso, o apoio militar a Taiwan gera tensões com a China, que considera a ilha parte de seu território.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала