- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Em meio à tensão com China, Taiwan participa de reunião virtual dos EUA organizada por Jake Sullivan

© AFP 2023 / Sam YehMinistra Digital de Taiwan, Audrey Tang, posando para uma foto em um centro de inovação em Taipei, 16 de junho de 2020
Ministra Digital de Taiwan, Audrey Tang, posando para uma foto em um centro de inovação em Taipei, 16 de junho de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 28.04.2022
Nos siga no
Mais de 50 nações estiveram presentes em encontro virtual no qual assinaram declaração sobre o compromisso político para promoção de uma visão afirmativa para a Internet e as tecnologias digitais.
Taiwan foi convidada a participar de uma reunião virtual de nível sênior sobre o futuro da Internet organizada pela Casa Branca hoje (28), com liderança do conselheiro de Segurança Nacional Jake Sullivan, de acordo com o South China Morning Post.
Taipé será representada pela ministra Digital da ilha, Audrey Tang.

"Por causa de nossas conquistas na promoção da liberdade na Internet e governança eletrônica, fomos convidados para o evento e a ministra digital Audrey Tang nos representará para participar da reunião virtual", disse Douglas Hsu, diretor de Assuntos Norte-Americanos do Ministério das Relações Exteriores da ilha em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (28).

Mais de 50 países participaram do evento, relata o site da Casa Branca, durante o qual as nações assinarão e lançarão conjuntamente a Declaração para o Futuro da Internet, que o Departamento de Estado dos EUA descreveu como um compromisso político para avançar uma visão afirmativa para a Internet e as tecnologias digitais, segundo a mídia chinesa.
Ainda de acordo com o jornal, Sullivan disse em uma reunião do Clube Econômico de Washington DC que é política dos EUA garantir que uma "aquisição" chinesa de Taiwan não ocorra.
O convite deve provocar mais uma vez uma resposta irada de Pequim, que considera Taiwan parte de seu território, e por isso, não tem direito de desenvolver laços formais com governos estrangeiros.
Presidente dos EUA, Joe Biden, com o secretário de Estado, Antony Blinken, na abertura da Cúpula pela Democracia na Casa Branca, 9 de dezembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 12.12.2021
Panorama internacional
Vídeo de ministra taiwanesa na Cúpula pela Democracia é cortado após exibir China separada de Taiwan
Em dezembro de 2021, a ministra já havia participado da Cúpula para a Democracia de Biden – outro evento virtual que irritou Pequim – e discutiu a democracia digital de Taiwan com representantes de mais de 100 nações.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала