Líder da Crimeia: região de Kherson foi liberada de nacionalistas e autoridades ucranianas
21:33 06.05.2022 (atualizado: 02:22 07.05.2022)
© Sputnik / Konstantin MikhalchevskyUm soldado das tropas de engenharia do Distrito Militar do Sul mantém guarda no local da restauração do Canal Norte da Crimeia, na região de Kherson, Ucrânia, 25 de abril de 2022.
© Sputnik / Konstantin Mikhalchevsky
Nos siga no
O líder da região da Crimeia, Sergei Aksenov, afirmou à Sputnik que a vida pacífica está voltando a Kherson após a região ser liberada de nacionalistas e autoridades controladas por Kiev.
Segundo Aksenov, não há mais autoridades ucranianas ativas na região.
"Hoje, não há autoridades da Ucrânia [na região de Kherson] que realizem quaisquer tipos de inspeções e checagem de documentos. O território foi liberado de nacionalistas. A região de Kherson está voltando a um estilo de vida pacífico", afirmou Aksenov.
O líder da Crimeia salientou que residentes de regiões vizinhas, incluindo professores e profissionais de saúde da cidade ucraniana de Melitopol, vão à Crimeia para aumentar a cooperação e estabelecer contatos.
© Sputnik / Ivan Rodionov / Acessar o banco de imagensPosto de controle de militares da República Popular de Donetsk, na região de Kherson, Ucrânia, 5 de maio de 2022.
Posto de controle de militares da República Popular de Donetsk, na região de Kherson, Ucrânia, 5 de maio de 2022.
© Sputnik / Ivan Rodionov
/ Mais cedo, o vice-líder da administração civil e militar de Kherson, Kirill Stremousov, afirmou que a região seguirá os passos da Crimeia e buscará a integração com a Rússia.
Com cerca de um milhão de habitantes, Kherson fica na região sul da Ucrânia, imediatamente ao norte da região russa da Crimeia — reunificada à Rússia em 2014 após referendo local.