Estrela 'padrão ouro' com elementos raros é encontrada na Via Láctea (FOTO)
© Foto / ICRAR / Universidade de Curtin Uma impressão artística do Pulsar - uma estrela de nêutrons densa e girando rapidamente enviando ondas de rádio para o cosmos
© Foto / ICRAR / Universidade de Curtin
Nos siga no
Uma estrela relativamente brilhante foi encontrada na Via Láctea, na qual foi possível identificar a maior variedade de elementos em uma estrela além do Sistema Solar.
De acordo com o estudo, publicado no portal arXiv, foram identificados 65 elementos na estrela, denominada HD 222925, sendo 42 deles identificados como elementos pesados listados na parte inferior da tabela periódica.
Segundo os especialistas, esta descoberta pode ajudar na compreensão do processo de captura rápida de nêutrons.
Além disso, foi citado que esta estrela é considerada única devido ao fato de ela ter uma proporção relativa muito alta dos elementos listados nos dois terços inferiores da tabela periódica, em que inclusive foi detectado ouro.
هذا النجم يحطم الرقم القياسي.
— آفاق لعلوم الفلك (@hsss_sa) May 13, 2022
أجرى العلماء تحليلاً لهذا النجم HD 222925 ، وحددوا 65 عنصراً منفصلاً.
وهذا أكبر عدد من العناصر التي تم العثور عليها في نجم واحد خارج المجموعة الشمسية ومعظمها عناصر ثقيلة من أسفل الجدول الدوري ، ونادراً ما توجد في النجوم.https://t.co/AoNhJWfySd pic.twitter.com/2HgkLz8AjY
A estrela estudada possui elementos mais pesados, como selênio, prata, telúrio, platina, ouro e tório, que raramente são encontrados em estrelas.
De acordo com os astrônomos, estes elementos foram produzidos em supernovas massivas ou por uma fusão de estrelas de nêutrons.
O estudo ainda aponta que estes elementos foram criados pelo rápido processo de captura de nêutrons, o que ajudará a entender sua formação.