- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Organização do Tratado da Segurança Coletiva tem 'força suficiente' para ameaça de expansão da OTAN

© AP Photo / Mikhail KlimentyevStanislav Zas (à esquerda), secretário-geral da Organização do Tratado da Segurança Coletiva (CTSO, na sigla em inglês), cumprimenta o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em 11 de março de 2020
Stanislav Zas (à esquerda), secretário-geral da Organização do Tratado da Segurança Coletiva (CTSO, na sigla em inglês), cumprimenta o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em 11 de março de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 22.05.2022
Nos siga no
A Organização do Tratado da Segurança Coletiva (CTSO, na sigla em inglês) tem capacidade suficiente para responder a qualquer ameaça potencial vinda da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), uma vez que esta continua a se expandir para o leste, disse no domingo (22) o secretário-geral do bloco.

"Temos forças e meios suficientes para reagir a potenciais ameaças que devem surgir nesta situação", disse Stanislav Zas, de Belarus, ao canal Belarus 1, em um comentário sobre a expansão nórdica da OTAN.

Ministro das Relações Exteriores da Finlândia, Pekka Haavisto, durante jantar de trabalho informal do conselho da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) em Berlim, na Alemanha, em 14 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.05.2022
Panorama internacional
Ministro da Finlândia diz que nenhuma ameaça do grupo curdo PKK à Turquia virá do solo de seu país
Ele acrescentou que uma eventual expansão da CSTO "não estava na agenda no momento".
A aliança militar dos Estados pós-soviéticos – Armênia, Belarus, Cazaquistão, Rússia e Tajiquistão – vê a adição da Finlândia e da Suécia à OTAN como uma fonte de tensão, alertou Zas.

"É claro que vemos essa expansão como um pré-requisito para a tensão e maior militarização na região. Não reforçará a segurança, inclusive nos países da OTAN", afirmou ele.

O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, em coletiva de imprensa em Moscou. - Sputnik Brasil, 1920, 19.05.2022
Panorama internacional
Por que Turquia se opõe à entrada de Finlândia e Suécia na OTAN e o que Rússia tem a ver com isso?
A Rússia iniciou uma operação militar especial, em 24 de fevereiro, com o objetivo de "desmilitarizar" e "desnazificar" a Ucrânia, após pedido de ajuda das repúblicas populares de Donetsk (RPD) e Lugansk (RPL) para combater ataques de tropas ucranianas.
A missão, segundo o Ministério da Defesa russo, tem como alvo apenas a infraestrutura militar da Ucrânia.
Moscou afirmou em diversas ocasiões que não tem planos de ocupar o país.
Em resposta, os Estados Unidos e seus aliados impuseram sanções abrangentes à Rússia e forneceram ajuda bilionária em infraestrutura militar à Ucrânia.
Recep Tayyip Erdogan, presidente turco, durante discurso em Ancara, Turquia, 18 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 21.05.2022
Panorama internacional
Turquia insta Suécia a deixar de apoiar 'organizações terroristas'
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала