DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

China planeja enviar nave espacial para analisar regiões sombreadas da Lua em busca de água

© Foto / NASA / Vladimir VustyanskyConceito do Radiotelescópio da Cratera Lunar no lado oculto da Lua
Conceito do Radiotelescópio da Cratera Lunar  no lado oculto da Lua - Sputnik Brasil, 1920, 30.05.2022
Nos siga no
China está planejando pousar uma nave espacial perto de regiões permanentemente sombreadas (PSR, na sigla em inglês) perto do polo sul da Lua a fim de analisar a possível existência de recursos em crateras.
Pesquisadores do principal Laboratório de Ciência da Informação de Ondas Eletromagnéticas da Universidade de Fudan, China, publicaram artigo em um jornal sobre a escolha do local de pouso em regiões permanentemente sombreadas da Lua, indicando que a sua missão Chang'e-7 vai tentar pousar em um ponto preciso e fixo em uma área iluminada pelo Sol, como em uma borda de cratera perto do polo sul lunar.
O local de pouso também estará próximo de uma PSR que poderá ser examinada e onde poderão ser coletadas amostras com o objetivo de detectar água e outras substâncias voláteis.
CC BY 3.0 / NRAO / GBO / Raytheon / NSF / AUI / Imagem processada da cratera Tycho na Lua com resolução de cinco metros por cinco metros. A imagem mostra uma área de 200 por 175 quilômetros
Imagem processada da cratera Tycho na Lua com resolução de cinco metros por cinco metros. A imagem mostra uma área de 200 por 175 quilômetros - Sputnik Brasil, 1920, 30.05.2022
Imagem processada da cratera Tycho na Lua com resolução de cinco metros por cinco metros. A imagem mostra uma área de 200 por 175 quilômetros
As PSR não recebem qualquer luz solar devido à sua latitude e elevação. Com temperaturas em torno de -230 graus Celsius, as zonas permanentemente sombreadas são mais frias do que a superfície de Plutão, fazendo delas potenciais armadilhas para substâncias voláteis, incluindo gelo de água, metano, dióxido de carbono, amônia e muitas outras, avança portal Space News.
Estes recursos poderiam ajudar a suportar os futuros exploradores da Lua, convertendo gelo em água potável, ou água eletrolisada para produzir propulsor de foguete.
Chang'e-7 é uma missão chinesa de exploração lunar que deverá ser lançada em 2024. A busca por gelo de água em uma PSR é destacada como um dos principais objetivos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала