Evo Morales acredita que a Cúpula das Américas 'nasceu morta' e que 'Biden provoca divisão'
© AP Photo / Marcos BrindicciO ex-presidente boliviano Evo Morales em coletiva de imprensa em Buenos Aires, Argentina, após as eleições gerais em seu país natal, 19 de outubro de 2020
© AP Photo / Marcos Brindicci
Nos siga no
A IX Cúpula das Américas, que acontece nos EUA, nasceu morta e o presidente dos EUA, Joe Biden, divide em vez de integrar os países da região, denunciou o ex-presidente boliviano Evo Morales (2006-2019), em sua conta oficial no Twitter.
"A última versão da mal nomeada Cúpula das Américas nasceu morta pela ausência de vários presidentes irmãos que rejeitam a exclusão arbitrária e unilateral de Cuba, Venezuela e Nicarágua pelos EUA. Em vez de promover a integração, Biden provoca divisão", disse Morales.
La última versión de la mal llamada #CumbredelasAmericas nace muerta por la ausencia de varios presidentes hermanos que rechazan la exclusión arbitraria y unilateral de Cuba, Venezuela y Nicaragua por parte de #EEUU. En lugar de promover la integración, Biden provoca la división
— Evo Morales Ayma (@evoespueblo) June 7, 2022
O governo Biden não convidou os presidentes de Cuba, Nicarágua e Venezuela para a cúpula, que está sendo realizada em Los Angeles. Diante dessa decisão, os líderes do México e da Bolívia descartaram sua participação na reunião regional.
A Cúpula das Américas, realizada pela primeira vez em 1994, reúne os líderes dos países da América do Norte, América do Sul, América Central e Caribe para discutir temas centrais para as Américas, como imigração, tráfico de drogas e segurança.