Navio autônomo para missões furtivas da Marinha chinesa conclui 1º teste no mar (VÍDEO)
© Foto / Força Aérea Real da AustráliaDestróier de mísseis guiados de classe Luyang da Marinha do Exército de Libertação Popular (ELP) da China (à esquerda) e navio anfíbio de transporte de classe Yuzhao da Marinha do ELP chinês deixam o estreito de Torres e entram no mar de Coral em 18 de fevereiro de 2022
© Foto / Força Aérea Real da Austrália
Nos siga no
O primeiro navio de superfície autônomo chinês, de classe de 200 toneladas, chama atenção por suas capacidades de operação furtiva e em alto mar.
A embarcação concluiu seu primeiro teste no mar e, de acordo com especialistas citados pelo jornal Global Times, o navio pode fornecer novas táticas para guerra naval, como operação de combate em enxames.
O teste ocorreu perto da ilha de Panzhi, no leste da província de Zhejiang, e foi concluído na terça-feira (7).
今回の自律航行試験では2つのルートを航行し3時間ほどのデータ収集が行われた。
— お砂糖wsnbn (@sugar_wsnbn) June 8, 2022
責任者の邹龙氏によるとこの船は三胴船型を採用し、排水量約200t、航行速度20ノット以上、海況階級6の海でも安全に航行できる。
ただ同時に、混雑した海域での高速自律航行にはまだ課題も多くある、とのこと。 pic.twitter.com/8F0ptWHH8m
De acordo com o jornal chinês, a embarcação tem um deslocamento de 200 toneladas, um comprimento de mais de 40 metros e um design trimarã.
Além disso, conta com alcance de detecção, capacidade furtiva, sistema de energia integrado e consciência ambiental abrangente.
O navio foi lançado em 28 de agosto de 2019 no leste da província de Jiangxi, realizando 30 viagens antes de chegar a Zhoushan em 2021, para iniciar o primeiro teste no mar.