Gustavo Petro dialoga com governo venezuelano para reabrir fronteiras
© AP Photo / Fernando VergaraGustavo Petro vota durante eleições presidenciais da Colômbia, em 19 de junho de 2022
© AP Photo / Fernando Vergara
Nos siga no
O presidente recém-eleito colombiano, Gustavo Petro, dialoga com o governo venezuelano para reabrir as fronteiras entre os dois países e "estabelecer o pleno exercício dos direitos humanos", anunciou em sua conta no Twitter.
"Comuniquei-me com o governo venezuelano para abrir as fronteiras e restabelecer o pleno exercício dos direitos humanos na fronteira", afirmou Petro.
O governo da Colômbia e a Venezuela não têm relações diplomáticas desde 2019, um ano depois da chegada de Iván Duque ao poder.
Por sua vez, Iván Duque reconheceu o líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, como presidente do país vizinho, o que ainda mais agravou a situação nas relações bilaterais entre Bogotá e Caracas.
O vencedor das eleições presidenciais colombianas já teve várias conversas diplomáticas desde sua vitória. A mais importante foi a conversa telefônica que Petro teve com o presidente norte-americano, Joe Biden, sobre as relações bilaterais e temas que os dois países têm em comum.
© AP Photo / Fernando VergaraO ex-guerrilheiro Gustavo Petro e sua mulher Verónica Alcocer celebram a vitória no segundo turno das eleições presidenciais diante de apoiadores, 19 de junho de 2022
O ex-guerrilheiro Gustavo Petro e sua mulher Verónica Alcocer celebram a vitória no segundo turno das eleições presidenciais diante de apoiadores, 19 de junho de 2022
© AP Photo / Fernando Vergara
"A caminho de uma relação diplomática mais intensa e normal acabo de ter uma conversa muito amistosa com o presidente [Joe] Biden dos EUA. Em suas palavras, uma relação 'mais igualitária' em benefício dos nossos povos", disse Petro, que conquistou a vitória no segundo turno de 19 de junho.
Petro, que em 7 de agosto se tornará o primeiro presidente de esquerda do país, obteve 50,44% dos votos, informou o Registro Nacional do Estado Civil colombiano, encarregado pelas eleições.