Às margens do G7, Índia e Argentina discutem cooperação em defesa e áreas estratégicas
19:48 26.06.2022 (atualizado: 19:50 26.06.2022)
© AFP 2023 / Maria Eugenia CeruttiO primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (à esquerda), cumprimenta o presidente argentino, Alberto Fernández (à direita), durante encontro bilateral em Munique, na Alemanha, 26 de junho de 2022
© AFP 2023 / Maria Eugenia Cerutti
Nos siga no
Neste domingo (26), o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e o presidente argentino, Alberto Fernández, tiveram um encontro às margens da cúpula do G7, na Alemanha, disse a chancelaria indiana.
O Ministério das Relações Exteriores da Índia emitiu um comunicado salientando que esse foi o primeiro encontro entre os dois líderes nesse formato. A reunião foi realizada na cidade alemã de Munique.
"Essa foi a primeira reunião bilateral entre os dois líderes. Eles discutiram a implementação da Parceria Estratégica bilateral estabelecida em 2019", disse a chancelaria.
De acordo com o comunicado, Fernández e Modi discutiram diversas questões, incluindo comércio e investimentos, além da cooperação no setor farmacêutico. Os líderes também discutiram ações sobre o aquecimento global, energia renovável, agricultura, segurança alimentar e cooperação em defesa.
"Ambos os lados concordaram em ampliar o engajamento bilateral nesses setores", acrescentou o Ministério de Relações Exteriores indiano.
© AFP 2023 / Maria Eugenia CeruttiO presidente argentino, Alberto Fernández (à esquerda), e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (à direita), durante encontro bilateral em Munique, na Alemanha, 26 de junho de 2022
O presidente argentino, Alberto Fernández (à esquerda), e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (à direita), durante encontro bilateral em Munique, na Alemanha, 26 de junho de 2022
© AFP 2023 / Maria Eugenia Cerutti
Além da parceria com a Índia, a Argentina tem dado passos nos últimos meses em direção ao BRICS. Na sexta-feira (24), durante a XIV cúpula do bloco, Buenos Aires expressou a aspiração de se tornar membro pleno da organização. A participação argentina na cúpula veio a convite pessoal do presidente chinês, Xi Jinping.