'Evento crítico': ministra austríaca alerta para riscos de interrupção do Nord Stream
17:54 05.07.2022 (atualizado: 18:35 05.07.2022)
© AP Photo / Lisa LeutnerA ministra de Energia da Áustria, Leonore Gewessler, fala durante coletiva de imprensa em Viena, 20 de abril de 2021
© AP Photo / Lisa Leutner
Nos siga no
Nesta terça-feira (5), a ministra de Energia da Áustria, Leonore Gewessler, afirmou que a paralisação do gasoduto Nord Stream 1 para manutenção é um "evento crítico" e os efeitos no fornecimento de gás ao país são incertos.
Segundo declarou Gewessler durante coletiva de imprensa, o governo austríaco não tem informações suficientes que garantam o funcionamento normal do gasoduto após a manutenção.
"Em 11 de julho, um evento potencialmente crítico ocorrerá: o gasoduto Nord Stream será paralisado por dez dias para uma inspeção programada. Essa inspeção foi anunciada há muito tempo, mas ninguém sabe se o gasoduto vai operar normalmente depois disso", afirmou a ministra.
© AFP 2023 / OLGA MALTSEVAOperador do Nord Stream em plataforma antes da cerimônia de abertura do segundo link de gás do gasoduto na baía de Portovaya, a cerca de 60 km da cidade de Vyborg, no noroeste da Rússia, 8 de outubro de 2012
Operador do Nord Stream em plataforma antes da cerimônia de abertura do segundo link de gás do gasoduto na baía de Portovaya, a cerca de 60 km da cidade de Vyborg, no noroeste da Rússia, 8 de outubro de 2012
© AFP 2023 / OLGA MALTSEVA
A Áustria continua enfrentando uma situação incerta, e a ministra disse que não pode garantir que os estoques de gás serão mantidos nos mesmos níveis.
A estatal russa Gazprom reduziu o fornecimento de gás por meio do Nord Stream 1 devido ao atraso da manutenção de turbinas causado por companhias da Alemanha e do Canadá. A operadora do gasoduto, a Nord Stream AG, confirmou na sexta-feira (1º) que as duas linhas de seu sistema de gasodutos permanecerão paralisadas entre os dias 11 e 21 deste mês.