Stoltenberg diz que OTAN está focada em fornecer ajuda à Ucrânia e não em sua adesão à aliança
© AP Photo / Jacquelyn MartinO secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg, responde a questões durante coletiva de imprensa em Washington, EUA, 1º de junho de 2022

© AP Photo / Jacquelyn Martin
Nos siga no
Chefe da Aliança Atlântica afirma que organização quer apoiar e modernizar defesas e instituições ucranianas.
Nesta quarta-feira (13), o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, declarou durante reunião do Comitê de Relações Exteriores do Parlamento Europeu, que a organização militar está focada em ajudar a Ucrânia com armas, e não em sua adesão à aliança.
"O foco principal agora na Ucrânia é fornecer apoio para ajudar Kiev a prevalecer como uma nação independente e soberana, e esse é o foco principal. O foco não está na adesão agora", disse ele.
Entretanto, observou que "é claro que tudo o que fizermos para ajudar e apoiar e também modernizar as defesas e instituições de segurança ucranianas também os aproximará da adesão à OTAN".
Em 24 de fevereiro de 2022, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou o início de uma operação especial militar para "desmilitarização e desnazificação da Ucrânia".